18 de dezembro, de 2025 | 08:45
Tempestade no Vale do Aço pode durar até domingo, alerta meteorologista
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Há risco de tempestade na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) até o próximo domingo (21). É o que alertou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, à reportagem do Diário do Aço.
Lizandro detalhou que existe um sistema meteorológico reorganizado pela passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste, que se chama Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela deve atuar até sexta-feira (19), provocando chuva de diversas maneiras ao longo do dia, tanto pancadas quanto mais intensas, o que pode resultar em acumulados significativos.
A estimativa para os próximos dias é de acumulados diários entre 50 e 100 milímetros. Temos um aviso meteorológico laranja para a região do Vale do Aço, que se estende até quinta-feira (18) e será reavaliado”.
O meteorologista pontuou que a população, principalmente quem mora em áreas de risco ou com problemas de alagamento e deslizamento, deve prestar bastante atenção e acionar a Defesa Civil caso necessário.
Já em relação às temperaturas nesta semana, ele destacou que devem ficar na casa dos 27 ºC e 28 ºC. A partir de domingo elas sobem mais, as máximas tendem a ter uma elevação ao longo dos dias quando houver mais sol”, explicou.
Janeiro
Conforme Lizandro, a possibilidade de chuva forte se mantém em janeiro e vai até março. Janeiro faz parte da época mais chuvosa do ano. Também é comum ter veranicos, mais para o fim de janeiro e ao longo de fevereiro. Cada ano é diferente do outro, mas a época é de muita chuva na região, e a chuva, dependendo da intensidade, pode provocar tragédias”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















