Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

20 de dezembro, de 2025 | 08:40

Ipatinga soma mais de R$ 260 milhões em dívidas de IPTU

Divulgação
Dívidas pequenas de poucos anos e grandes débitos de longo prazo são equiparadasDívidas pequenas de poucos anos e grandes débitos de longo prazo são equiparadas

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço

No município de Ipatinga, existem 168.832 imóveis com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em atraso. O número representa uma inadimplência entre 30% e 35% do total de contribuintes. O valor total acumulado das dívidas de IPTU chega a R$ 260.421.625,71.

As dívidas pequenas de poucos anos e grandes débitos de longo prazo são equiparadas. Os dados foram apurados pela reportagem do Diário do Aço junto ao Departamento de Receitas da prefeitura.

O imposto integra a arrecadação municipal destinada ao custeio de áreas como saúde, educação, infraestrutura e serviços urbanos, utilizadas na manutenção dos serviços públicos ofertados à população.

A guia do IPTU 2025 pode ser emitida no site da Prefeitura de Ipatinga, em Serviços Tributários – Guia de IPTU. É possível buscar pelo proprietário, informando CPF ou CNPJ, ou pelo imóvel, informando a Inscrição Imobiliária (SQLS), que consta na guia do IPTU 2024 ou de anos anteriores.

Após acessar, é necessário escolher entre Cota Única, se optar pelo pagamento à vista, ou Parcelas, se o pagamento for parcelado. Ainda há a possibilidade de fazer a solicitação por meio do WhatsApp (31) 3829-8000, opção 3 – IPTU e depois 2 – 2ª via IPTU. Ou ir até a Central de Atendimento Tributário (Ceat), no andar térreo da prefeitura, com entrega de senha por ordem de chegada das 12h às 16h30.

Guia
Conforme a administração pública, o prazo para emissão da guia do IPTU 2025 está em andamento e se encerra na próxima segunda-feira (22). A possibilidade atende contribuintes que não conseguiram emitir ou pagar a última parcela, cujo vencimento ocorreu nesta segunda-feira (15).

A prorrogação se limita à emissão da guia e não modifica o calendário original de vencimentos divulgado anteriormente. Após o dia 22, não haverá possibilidade de gerar a guia do exercício 2025, e os débitos pendentes serão encaminhados para inscrição em dívida ativa, ficando disponíveis apenas a partir do próximo exercício.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Daniel

20 de dezembro, 2025 | 09:05

“O cidadão compra um imóvel paga impostos dessa compra e ainda fica em dívida com o município! Parece ou não parece com o período da monarquia?”

Envie seu Comentário