Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

21 de dezembro, de 2025 | 06:00

Ipatinga promove formação gratuita sobre patrimônio cultural imaterial

Divulgação/PMI
Atividade aberta ao público encerra oficialmente as comemorações do Centenário do Congado do IpaneminhaAtividade aberta ao público encerra oficialmente as comemorações do Centenário do Congado do Ipaneminha
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), promove na próxima segunda-feira (22) a formação gratuita “Patrimônio Cultural Imaterial: legislação, políticas públicas e desafios contemporâneos”. A atividade será realizada a partir das 9h, na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na rua Mariana, nº 119, no Centro.

Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a formação encerra oficialmente a programação comemorativa do Centenário do Congado do Ipaneminha, reconhecido como bem cultural imaterial de Ipatinga, reforçando a importância da valorização, preservação e transmissão das tradições culturais no município. Qualquer pessoa interessada na temática do patrimônio cultural pode participar.

A formação será conduzida pela historiadora Michaela Cristina Santiago Mario, representante da RM Cultural, empresa que atua na prestação de serviços de assessoria e consultoria para habilitação de municípios nos programas ICMS Patrimônio Cultural, ICMS Turístico e ICMS Esportivo, além de atuar com projetos de preservação, restauração, elaboração de planos diretores e ações formativas.

Durante o encontro, serão abordados temas como as legislações de proteção do patrimônio cultural no Brasil, conceitos e instrumentos de salvaguarda do patrimônio imaterial, políticas públicas de proteção, patrimônio e direitos humanos, além dos desafios e riscos da preservação do patrimônio cultural. A programação inclui ainda reflexões sobre o patrimônio negro no Brasil e em Minas Gerais, a representatividade do Congado como patrimônio aineiro, roda de conversa e a dinâmica do mapa afetivo.

A palestrante é graduada em História, com ênfase em patrimônio cultural, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integra o Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA/UFJF) e é membro do Centro de Conservação da Memória da UFJF desde 2019. Atua como pesquisadora de políticas públicas culturais e programas de incentivo e é vencedora do prêmio “Amigo do Patrimônio 2025”, com o trabalho “Patrimônios Negros de Juiz de Fora”.

SERVIÇO
Formação: Patrimônio Cultural Imaterial: legislação, políticas públicas e desafios contemporâneos
Data: segunda-feira, 22 de dezembro
Horário: 9h às 12h
Local: Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares
Entrada: gratuita
Inscrição: não é necessária

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.