22 de dezembro, de 2025 | 16:17

Procon Ipatinga funciona até a véspera de Natal

Divulgação
Nos dias 25 e 26, a unidade ficará fechada; Já na última semana do ano, o atendimento ocorre normalmente nos dias 29, 30 e 31 de dezembroNos dias 25 e 26, a unidade ficará fechada; Já na última semana do ano, o atendimento ocorre normalmente nos dias 29, 30 e 31 de dezembro

Com o Natal se aproximando, a correria para comprar presentes para a família, amigos e para o tradicional amigo oculto se intensifica. Entre vitrines, promoções e compras online, muitas pessoas deixam as escolhas para a última hora, na tentativa de não deixar ninguém sem uma lembrancinha especial.

Em meio ao clima de confraternização e ao aumento natural do movimento no comércio, algumas orientações ajudam os consumidores a fazer escolhas mais tranquilas e evitar contratempos após as compras. Informações sobre troca de produtos, garantia legal, direito de arrependimento e compras pela internet estão entre os temas que merecem atenção neste período.

Para o diretor do Procon Ipatinga, Diego Castro, o equilíbrio é fundamental. “O Natal é um momento importante tanto para os consumidores quanto para o comércio. Quando o consumidor está bem informado, a compra acontece de forma mais segura, fortalece a relação de confiança e beneficia todos os envolvidos”, ressalta.

Atendimento do Procon Ipatinga
O Procon Ipatinga atende na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), localizada na avenida Macapá, 665, bairro Veneza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os consumidores podem agendar atendimento pelo site www.mg.gov.br, pelo telefone (31) 3829-8263 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

No período de festas, a UAI funcionará normalmente na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24). Nos dias 25 e 26 de dezembro, a unidade ficará fechada. Já na última semana do ano, o atendimento ocorre normalmente nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, e a UAI estará fechada nos dias 1º e 2 de janeiro, voltando ao funcionamento normal a partir do dia 5 de janeiro, informou a administração municipal.

Entre os cuidados indicados pelo Procon estão:
Solicitar a nota fiscal: sempre guarde notas, recibos, prints e conversas, essenciais para garantir direitos em caso de troca, defeito ou contestação futura;
Combinar prazo de troca: nas compras presenciais, o fornecedor não é obrigado a trocar produtos sem defeito, exceto se houver acordo explícito. Por isso, combine bem o prazo e guarde comprovantes;
Direito de arrependimento: compras online podem ser devolvidas em até 7 dias após o recebimento, conforme o Código de Defesa do Consumidor;
Planeje o envio do presente para que esse prazo seja respeitado;
Garantia legal: todo produto possui garantia contra defeitos, mesmo não sendo oferecida pelo fornecedor, válida por 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para não duráveis;
Cuidados com alimentos: verifique validade, condições de armazenamento e integridade das embalagens, especialmente em produtos típicos de Natal, como carnes, panetones e frutas secas.

Atenção a golpes
O Procon também alerta sobre a crescente atuação de criminosos durante o período natalino. Entre as recomendações estão:
Desconfiar de promoções muito atrativas;
Evitar clicar em links suspeitos enviados por redes sociais, SMS, WhatsApp ou e-mail;
Pesquisar a reputação da loja em sites confiáveis;
Utilizar cartões de crédito virtuais quando possível;
Verificar erros gramaticais em sites, que podem indicar fraude;
Guardar evidências das compras, como comprovantes, protocolos e capturas de tela;
Conferir cuidadosamente os destinatários de pagamentos via PIX;
Comprar apenas dentro das plataformas de intermediação e evitar negociações externas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário