23 de dezembro, de 2025 | 17:30

Oficina permanente de teatro dá prévia de novo espetáculo no bairro Planalto

Divulgação/LAE
Apresentação é parte de espetáculo autoral, que está em fase de desenvolvimento pelo grupoApresentação é parte de espetáculo autoral, que está em fase de desenvolvimento pelo grupo
Neste próximo sábado (27), às 20h, a Oficina Permanente de Teatro - Laboratório de Atividades de Expressão (LAE) irá compartilhar um momento de criação artística: a Mostra de Processo - Ensaio Aberto, para mostrar uma parte do seu novo espetáculo autoral, que está em fase de desenvolvimento. A apresentação será realizada na Praça Parque da União, no bairro Planalto II, em Ipatinga. “Um trabalho em construção também pede encontro”, convida a produção.

Sob a direção de Marrione Warley, os participantes mergulharam na mítica do Caboclo D’água, personagem lendário do folclore mineiro. “A pesquisa começou em caráter teórico, evoluiu para uma dramaturgia potente e experimentações cênicas, explorando novas formas de expressão e diálogo com a contemporaneidade”, informa a organização.
Para Warley, revisitar mitos ancestrais é uma forma de ressignificar histórias e conectá-las às questões atuais. “A criação fundamentada no folclore, abre possibilidades para reinterpretar narrativas ancestrais, gerando obras que ressoam com o público contemporâneo. Recontar mitos como o do Caboclo D’água promove continuidade e pertencimento cultural”, afirma o diretor e dramaturgo.

O interesse pelo tema surgiu de uma reportagem que despertou no diretor a curiosidade sobre o personagem mítico. A partir daí, os participantes da oficina passaram a investigar a riqueza das lendas mineiras como fonte de representatividade e identidade cultural, além da necessidade de Warley, de explorar outros caminhos de linguagens artísticas juntos com os alunos da Oficina Permanente de Teatro - Laboratório de Atividades de Expressão (LAE).

A apresentação especial no bairro Planalto, na avaliação da produção, representa “um recorte de processo, um exercício de experimentação estética em que ensaio e olhar do público se encontram”. “Trata-se de um procedimento investigativo que busca validar recursos cênicos e dramatúrgicos diante da escuta crítica dos espectadores”, destaca. Na conclusão da atividade, haverá uma roda de conversa aberta, criando espaço de troca de impressões e diálogos que alimentarão os próximos passos da criação. A estreia oficial está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

A ação integra o projeto “Mineiridades em Cena: Pesquisa e Montagem”, aprovado na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). A Oficina Permanente de Teatro - LAE, localizada no bairro Planalto, consolidou-se como um núcleo comunitário de formação artística em Ipatinga. A iniciativa aberta à comunidade oferece vivências regulares em teatro para crianças, adolescentes e jovens, “e destaca-se pela continuidade das ações, pela ocupação do espaço público e pelo compromisso com a democratização do acesso à arte, compreendendo o fazer teatral como espaço de encontro, escuta e construção coletiva”, reforça a assessoria.

SERVIÇO
Oficina Permanente de Teatro - Laboratório de Atividades de Expressão (LAE)
Data: 27 de dezembro (sábado), às 20h
Local: Praça Parque da União - bairro Planalto II, Ipatinga
Elenco: Avilly Beatriz Magalhães, Eline Ribeiro, Francis Ferran, Hadasha Firmino, Isabelly Souza, Kleverson Souza, Lukas Santí, Maryana Karolyna, Rebeca Amaral, Theo Carvalho, Brayan Washington e Heitor Bicalho.
Direção: Marrione Warley; produção: Jucielem Fonseca; iluminação: Mati Lima; preparação corporal: Beatriz de Lira; preparação vocal: Ulisses Marciano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário