28 de dezembro, de 2025 | 05:31
Previsão de mais um dia de calor intenso no Vale do Aço
Sem possibilidade de chuva, com baixa umidade do ar e vento fraco, sensação térmica é sufocante
Alex Ferreira
Temperatura máxima no sábado passou de 35 graus, em termômetro digital no bairro Veneza II em Ipatinga
Temperatura máxima no sábado passou de 35 graus, em termômetro digital no bairro Veneza II em IpatingaO domingo será mais um dia muito quente nas cidades do Vale do Rio Doce e do Vale do Aço. A onda de calor volta a castigar a região. Para as cidades dos vales, a previsão é de temperatura máxima de 35 graus neste domingo (28). Não há previsão de chuva para essas duas regiões, conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
O vento fraco, a menos de 3 km/h, associado à baixa umidade do ar, que em Ipatinga está na média de 35%, faz aumentar a sensação térmica. Ontem, termômetros apontavam a máxima de 35 graus e a sensação térmica de 43 graus.
O calor extremo que atinge quase todo o país não deve dar trégua até o fim do ano, segundo os meteorologistas. A expectativa é que a chegada de 2026 seja sob altas temperaturas.
Por causa da massa de ar quente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para a onda de calor, que vale até a noite da próxima segunda-feira (29), conforme já noticiado pelo Diário do Aço. O alerta abrange oito estados, entre eles Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e buscar ambientes ventilados sempre que possível. Em caso de sintomas mais intensos, a orientação é procurar atendimento médico.
As ondas são particularmente perigosas em áreas urbanas devido ao efeito de "ilha de calor", onde a concentração de edifícios, concreto, asfalto e emissões de gases por indústrias retém mais calor, elevando ainda mais as temperaturas.
Já publicado:
▪️Minas Gerais está entre os estados com alerta de calor intenso neste fim de ano

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














