29 de dezembro, de 2025 | 16:39
Falha no ar-condicionado do Hospital Metropolitano Vale do Aço persiste, afirmam pacientes
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Mesmo após as reclamações registradas no fim de semana e a divulgação de uma nota informando que o sistema de ar-condicionado havia sido totalmente reabastecido, leitores do Diário do Aço voltaram a procurar a reportagem nesta segunda-feira (29) para relatar que, diferentemente do que fora divulgado, a falha na climatização não foi resolvida pelo Hospital Metropolitano Vale do Aço.
No domingo (28), a Unimed utilizou as mídias sociais para informar que a situação estaria normalizada. No entanto, pacientes e familiares afirmam que as falhas continuam sendo registradas em meio às altas temperaturas na região.
Uma das mensagens enviadas ao jornal relata indignação com o comunicado divulgado. É um absurdo o que está acontecendo. Soltaram uma nota falando que está resolvido, o que não é verdade. Pode conferir. Pacientes com febre, com feridas, tendo que aturar esse calor num hospital particular”, escreveu um leitor.
Outro relato aponta que o problema é recorrente. Isso é recorrente. Já passei por essa situação lá também”, afirmou outro leitor.
O outro lado
Ao jornal, a assessoria da Unimed Vale do Aço informou que acompanha de forma contínua a intercorrência registrada no último sábado, referente ao sistema de climatização do hospital. A cooperativa alegou que o HMVA utiliza um sistema central de climatização de grande porte, do tipo chiller, diferente dos aparelhos convencionais utilizados em residências.
Nesse modelo, o resfriamento dos ambientes ocorre por meio da circulação de água gelada em grande volume, que faz a troca de calor em toda a estrutura hospitalar. Trata-se de um sistema automatizado, monitorado por sensores e projetado para edificações complexas.
Novas reclamações
Novamente procurada para se posicionar em relação às novas reclamações, a assessoria voltou a informar que, no momento o sistema central de climatização encontra-se em funcionamento no hospital. Em razão das temperaturas externas elevadas, há variação operacional pontual em alguns ambientes. A empresa terceirizada responsável permanece de plantão, realizando acompanhamento técnico, ajustes necessários nos equipamentos e acionamento de climatização de contingência para suportar as altas temperaturas. Não há impacto assistencial nem interrupção de atendimentos”, concluiu a nota.
Já publicado:
-Pacientes e familiares denunciam falta de climatização em meio ao calor no Hospital Metropolitano Vale do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















