30 de dezembro, de 2025 | 08:45
Onda de calor permanece no Vale do Aço; saiba quais cuidados precisam ser tomados
Arquivo DA
As sombras das árvores do Parque Ipanema foram bastante requisitadas, bem como as cachoeiras da região
As sombras das árvores do Parque Ipanema foram bastante requisitadas, bem como as cachoeiras da regiãoPor Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Desde a semana passada, o Vale do Aço tem registrado um forte calor, com temperaturas chegando à marca de 35ºC e a sensação térmica de 40ºC. A previsão inicial é que a alta temperatura permaneça durante este fim de ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta de perigo de onda de calor emitido dia 26/12, com previsão que o fenômeno se estenda, pelo menos, até esta terça-feira (30), podendo ser atualizado novamente.
O comunicado indica que a temperatura pode ficar 5ºC acima da média. Em Minas, além do Vale do Aço, o alerta se estende às regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Sul/Sudoeste, Norte, Jequitinhonha e Noroeste.
Cuidados
Durante o período de altas temperaturas, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
O protetor solar é indispensável e o ideal é evitar a exposição solar entre 10h e 16h”, orienta a dermatologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Lívia de Castro Fernandes. Ela ressalta que, quando a exposição for necessária, é importante buscar proteção. Recomenda-se a procura por áreas cobertas, como marquises, árvores e outros locais que ofereçam sombra”, completa.
Alimentação
O Ministério da Saúde também recomenda refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes; manter ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água; buscar ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça; evitar exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h; proteger as crianças com chapéu de abas; usar roupas leves e que não retêm muito calor; não deixar crianças ou animais em veículos estacionados, dentre outras ações.
Segundo dia mais quente do ano
Conforme divulgado pelo Diário do Aço no início de dezembro, os dados disponibilizados pelo Inmet, baixados e analisados pela reportagem, mostraram que os dois dias mais quentes de 2025 foram 21 e 22 de janeiro, que registraram 35,7ºC e 35,5ºC, respectivamente. No último sábado, a estação meteorológica que fica em Timóteo registrou a temperatura de 35,6ºC. Vale ressaltar que o instrumento fica no Oikós, próximo ao bairro Primavera, em uma área de vegetação, e em outras localidades, o calor pode ter sido ainda mais severo.
No dia 30 de novembro, mesmo sem ter começado o Verão, o Vale do Aço havia registrado, à época, o 3º dia mais quente do ano, com a temperatura máxima chegando a 34,1ºC, conforme registrado pela estação meteorológica em Timóteo.
Chuva no início de 2026
Apesar da previsão de muito sol na quarta-feira (31/12), o primeiro dia de 2026 deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva, algo típico do verão. Essa tendência deve permanecer na sexta-feira (2/1) e sábado (3/1).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Marcelo
30 de dezembro, 2025 | 10:17Acredito que se os 3 prefeitos fizessem uma grande campanha sobre replantio de árvores em todas as cidades do Vale do aço, em dois anos isso não seria mais um problema, mas, pelo menos em Timóteo tá cada dia menos visível uma rua arborizada, por exemplo, na minha rua, só tem árvore na minha casa, as outras 29 casas não tem e como disse é assim em 80 das ruas da cidade!”
Gildázio Garcia Vitor
30 de dezembro, 2025 | 09:30As crianças muito pequenas e os idosos, precisamos, também, ter muito cuidado com o estresse térmico, segundo um Médico entrevistado pela Folha. Ele inclui também os jovens que praticam atividades físicas ao ar livre.”