Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

30 de dezembro, de 2025 | 15:21

Grupo de Ipatinga alcança mais de 110 mil pessoas em ações culturais

Divulgação/Grupo Hibridus
O Hibridus consolida 2025 como ano histórico e se torna Pontão de Cultura em Minas: ampliação de territórios e força da cultural vivaO Hibridus consolida 2025 como ano histórico e se torna Pontão de Cultura em Minas: ampliação de territórios e força da cultural viva
O ano de 2025 marcou uma “virada” na trajetória do Hibridus - Ponto de Cultura, coletivo artístico-cultural sediado em Ipatinga que há mais de duas décadas “atua na interseção entre dança, cultura de base comunitária, diversidade e políticas públicas”, informa a assessoria. Ao longo do ano, o grupo realizou movimentada programação artística e formativa, ampliou a sua presença em redes estaduais e nacionais e foi contemplado pelo Edital 03/2024 - Fomento aos Pontos e Pontões de Cultura de Minas Gerais (PNAB), passando a atuar, a partir de 2026, como “Pontão de Cultura”, ampliando a sua articulação territorial.

Na avaliação da assessoria, o reconhecimento do status de “Pontão” resulta do papel “estratégico do Hibridus na articulação da cultura viva, especialmente nas Regiões Imediatas de Ipatinga e Governador Valadares, onde o grupo passa a atuar diretamente no fortalecimento, formação e mobilização de Pontos de Cultura, agentes e coletivos culturais”.

Comitê e atuação
Especialmente neste ano, um dos grandes eixos de atuação do Hibridus foi a coordenação e a participação ativa no Comitê de Cultura de Minas Gerais, que realizou 53 ações culturais em seis municípios do Vale do Aço e entorno, abrangendo: Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Belo Oriente, Naque e Santana do Paraíso.

“As ações envolveram vivências culturais, encontros de fazedores de cultura, oficinas, rodas de conversa, escutas públicas, intervenções artísticas e cursos livres, alcançando cerca de 1.200 pessoas e mobilizando 85 profissionais entre artistas, mestres da cultura popular, educadores, mediadores e produtores culturais”, assinala a assessoria. Com o foco no mapeamento cultural afetivo, na valorização das culturas populares e tradicionais, nas pautas de diversidade, direitos LGBT+ e cultura Ballroom, e na formação em empreendedorismo cultural, sustentabilidade, patrimônio e saúde mental, o Comitê se tornou uma referência de articulação cultural da região.

Nesse contexto, e contando com apoio e investimentos da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc e de emendas impositivas ao orçamento municipal de Ipatinga, o Hibridus destaca o seu papel como “equipamento cultural estratégico no Vale do Aço”. A programação de atividades incluiu ensaios, apresentações, lançamentos de livros, exibições de filmes, cursos, residências artísticas, rodas de conversa e intervenções culturais, muitas delas gratuitas e abertas à comunidade.

“Com mais de 110 mil pessoas alcançadas diretamente ao longo do ano, o Hibridus encerra 2025 como um dos principais agentes culturais do interior de Minas Gerais. A transição para Pontão de Cultura, em 2026, amplia essa atuação, reafirmando o compromisso com a cultura viva, a diversidade, a memória, a formação e a construção coletiva de políticas culturais a partir dos territórios”, conclui a assessoria do grupo ipatinguense.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário