08 de janeiro, de 2026 | 06:19
Deportado dos Estados Unidos, acusado de roubo mediante ameaça já está no presídio de Inhapim
Atuação do MPMG resultou no envio ao Brasil de acusado de roubo que tinha fugido para os Estados Unidos
Divulgação
Voo com deportados dos Estados Unidos pousou em Fortaleza, Ceará, trazendo junto preso natural de Inhapim, cujo nome estava na Difusão Vermelha (lista de procurados internacionais)
Voo com deportados dos Estados Unidos pousou em Fortaleza, Ceará, trazendo junto preso natural de Inhapim, cujo nome estava na Difusão Vermelha (lista de procurados internacionais)Um homem denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), preso nos Estados Unidos em janeiro de 2025, foi recolhido ao Presídio de Inhapim no dia 20 de dezembro. Ele é acusado da prática do crime de roubo majorado, cometido mediante grave ameaça e com o emprego de arma de fogo, em concurso de pessoas, no município do Vale do Rio Doce.
Conforme o MPMG, o crime ocorreu em 9 de novembro de 2019, quando Ermerson Marco Pinto, de 39 anos, junto a um comparsa, usou uma arma de fogo para roubar joias e dinheiro de uma vítima mediante grave ameaça. O órgão apontou que, após o assalto, o envolvido no crime fugiu para os Estados Unidos, onde permaneceu foragido até ser capturado pelas autoridades locais, em 22 janeiro de 2025, em razão de procedimentos migratórios.
Após os trâmites administrativos, Ermerson chegou ao Brasil em 4 de julho, desembarcando no Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE, ocasião em que foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário mineiro.
De imediato, a 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim requereu o recambiamento do preso para o estado de Minas Gerais, providência que foi efetivada no dia 20 de dezembro, quando o denunciado chegou a Minas Gerais e foi recolhido no Presídio de Inhapim, onde permanece à disposição da Justiça.
O promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro ressalta que "o MPMG reafirma seu compromisso com a repressão qualificada aos crimes patrimoniais praticados com violência, bem como com a atuação integrada entre instituições nacionais e internacionais para garantir a efetividade da persecução penal".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















