08 de janeiro, de 2026 | 10:56
Dom Marco Aurélio Gubiotti é nomeado arcebispo de Juiz de Fora
O líder religioso exercia a função de bispo na diocese de Itabira-Fabriciano
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoO Papa Leão XIV acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Gil Antônio Moreira ao governo pastoral da arquidiocese de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. No mesmo ato, o pontífice nomeou dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo, transferindo-o da diocese de Itabira-Fabriciano.
Nos próximos dias deve ser anunciado o novo bispo da diocese de Itabira-Fabriciano.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou agradecimento a dom Gil Moreira pelos serviços prestados à Igreja e saudou dom Marco Aurélio pela nova missão episcopal.
Dom Marco Aurélio Gubiotti
Dom Marco Aurélio Gubiotti nasceu em 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG). É filho de Benedito Gubiotti e Natalina Gubiotti. Realizou os estudos de Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e cursou Teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP).
Ao longo do ministério presbiteral, atuou nas paróquias São Caetano, em Brasópolis; Santo Antônio, em Jacutinga; Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji; São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí; e Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.
É mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Também colaborou com a formação no Seminário de Pouso Alegre, foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José entre 2000 e 2005 e diretor-geral da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA), de 2006 a 2009. Atuou ainda como professor de Sagrada Escritura no curso de Teologia da FACAPA entre 2000 e 2013.
Mensagem da CNBB
Em saudação oficial, a CNBB destacou a alegria pela nomeação do novo arcebispo e desejou êxito na missão pastoral em Juiz de Fora.
Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Rogamos a Deus que o abençoe e ilumine nesta nova missão que desempenhará.”
A entidade também citou palavras do Papa Leão XIV, proferidas ao encerrar o Ano Santo, durante a celebração da Epifania:
O Menino que os Magos adoram é um Bem sem preço, nem medida. É a Epifania da gratuidade. Não nos aguarda em lugares prestigiados, mas nas realidades humildes. ( ) Quantas epifanias nos são concedidas ou estão prestes a ser concedidas! Amar a paz e procurá-la significa proteger o que é santo e, por isso mesmo, nascente: pequeno, delicado, frágil como uma criança”.
A mensagem é concluída com a invocação de Santo Antônio, padroeiro da arquidiocese de Juiz de Fora, como guia e intercessor no novo pastoreio episcopal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















