08 de janeiro, de 2026 | 14:52

Detento é morto dentro de cela no Ceresp de Ipatinga

Alex Ferreira / Arquivo DA
Dois internos assumiram a autoria da morte de Leonardo Victor Citadino; Caso será investigado pelas autoridades competentesDois internos assumiram a autoria da morte de Leonardo Victor Citadino; Caso será investigado pelas autoridades competentes

Um homicídio foi registrado na noite de quarta-feira (7) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), no bairro Veneza, em Ipatinga. Um interno de 24 anos, identificado como Leonardo Victor Citadino da Costa, foi encontrado morto dentro de uma cela do Bloco C da unidade prisional. Leonardo cumpria pena de pena 96 anos e oito meses de prisão como um dos envolvidos no brutal assassinato das irmãs Elisangela e Camila Keila Ribeiro da Cruz.

Conforme apurado pelo Diário do Aço junto a fonte ligada a Polícia Militar, durante ronda na muralha, policiais penais foram acionados por detentos da cela 2, que informaram que havia um preso desacordado. Uma equipe entrou na ala e localizou o interno caído próximo ao banheiro, com ferimentos graves na região da cabeça e hematomas no pescoço, já em estado de inconsciência e sem responder a estímulos.

Seguindo os protocolos de segurança, os demais presos foram retirados da cela e encaminhados ao pátio do bloco, para isolamento do local. Ainda conforme o relato, dois internos, ambos de 25 anos, assumiram espontaneamente a autoria do crime, afirmando que a morte ocorreu após uma luta corporal.

Outros sete custodiados estavam na cela no momento do ocorrido. A ocorrência foi comunicada à coordenação da unidade, ao diretor de Segurança e ao diretor-geral, que compareceram à unidade prisional.

A perícia técnica da Polícia Civil realizou os trabalhos no local e, após a liberação, o corpo foi removido por uma funerária ao Posto Médico-Legal (PML) de Ipatinga, onde seriam adotados os procedimentos legais. O caso será apurado pela Polícia Civil.

Estatística

Esse foi o primeiro homicídio do ano, registrado em Ipatinga. No ano passado foram anotados 26 assassinatos no município. O número representa redução significativa em relação a 2024, quando foram anotados 49 homicídios. Os números constam no banco de dados do jornal Diário do Aço.

O que diz a Sejusp

Procurada, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que todas as providências administrativas foram adotadas no caso do preso assassinado no Ceresp em Ipatinga. Essa é a íntegra da nota:

Informamos que todas as providências administrativas relativas ao óbito de Leonardo Victor Citadino da Costa, de 24 anos, foram tomadas pela direção do Ceresp de Ipatinga. Nesta quinta-feira (8/1), policiais penais foram acionados por detentos de uma das celas, na qual o preso estaria desacordado. Ao chegarem ao local, encontraram o detento já sem os sinais vitais, caído no banheiro da cela. Imediatamente o Samu foi acionado, cujos profissionais confirmaram o óbito.

Leonardo Victor havia sido admitido no Ceresp Ipatinga em 6/2/2024 e possuía passagens pelo sistema prisional desde de junho de 2020.

As circunstâncias e causas do ocorrido serão apuradas administrativamente pela direção da unidade prisional, por meio de um procedimento interno já instaurado. No âmbito criminal, as investigações estão sob responsabilidade da Policia Civil.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Roberto

09 de janeiro, 2026 | 09:49

“Só tenho dó da família, mas os 2 fez um favor a sociedade. Agora realmente ele tá preso. Poderia diminuir a pena dos 2 pelo favor?”

Motoboy Sincero

09 de janeiro, 2026 | 08:54

“Quem tá preocupado se ceresp é em Ipatinga ou em Santana Do Paraíso pouco me importa o importante que é menos um peso na terra”

População

09 de janeiro, 2026 | 08:35

“Segunda morte dentro de penitenciária em menos de 1 ano. Apesar dos crime cometidos eles estão sobe custódia do governo e qm vai arcar cm isso é a própria população.”

Geógrafo

09 de janeiro, 2026 | 07:52

“Gente, o Cidadão não deve saber que, apesar do acesso ser pelo Cidade Nova, o Ceresp de Ipatinga está dentro da área de Ipatinga mesmo, a linha divisória passa logo atrás do novo IML e vai até lá perto do aeroporto. Deve ser um mané de ar condicionado que não sabe nem pra que lado que ipatingatá.”

Mudou o Ceresp Para Santana do Paraíso?

09 de janeiro, 2026 | 07:49

“Cidadão, é fato que Ipatinga está perdendo tudo ultimamente, mas daí achar que se mudou o limite do município, perdendo para Santana do Paraíso já é demais. Informe-se melhor antes de vir passar vergonha com comentário imbecil, cidadão.”

Fernando

09 de janeiro, 2026 | 07:23

“Concordo com a Ana, esse cidadão conhece mesmo a região kkkkkk então ceresp é em Santana do paraíso?? Você está certinho cidadão”

Antônio

09 de janeiro, 2026 | 07:21

“Ceresp é em Ipatinga sim amigo, está sabendo legal em”

Ana

09 de janeiro, 2026 | 06:22

“Ele errou em matar as mulheres, mas ninguém fala que as mulheres morreram por pagar eles para matar o amante porque esse amante já não queria nada mais com uma delas. Se elas tivessem respeitado os maridos tinham evitado essa situação toda.”

Feliz

08 de janeiro, 2026 | 16:32

“Deixa ver se eu entendi ele matou e estrupou . Com 15 anos estaria soltou pela justiça brasileira acho que quem matou ele na cadeia deveria sim ter uma regressão de pena por ter feito um favor a sociedade. Lembram do coringa aquele que decapitou a mulher no panorama .depois foi solto e matou o próprio pai. Ou aquele que matou a mulher do dono do odelot e foi preso ee depois matou o dono da pizzaria.”

Cidadão

08 de janeiro, 2026 | 16:13

“Desde quando Ceresp pertence Ipatinga? É o primeiro homicídio em Santana Do Paraiso isso sim nada a ver com Ipatinga”

Salgado

08 de janeiro, 2026 | 15:07

“Quando não pode fazer as atrocidades aqui fora , eles fazem lá dentro dos presídios mesmo .
Ainda bem que está entre eles mesmo .
Agora a família ainda vai processar o município e o estado , por não cuidar do filhinho de mamãe .
Desse jeito .!”

Envie seu Comentário