13 de janeiro, de 2026 | 07:00
Descarte irregular de lixo gera transtornos em avenida do bairro Bom Retiro
Isabelly Quintão
O lixo descartado incorretamente tem incomodado moradores e lojistas da avenida Fernando de Noronha
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O lixo descartado incorretamente tem incomodado moradores e lojistas da avenida Fernando de Noronha Moradores do bairro Bom Retiro, em Ipatinga, procuraram a reportagem do Diário do Aço para relatar o descarte incorreto de lixo e entulho na avenida Fernando de Noronha. Conforme os relatos, o material acumulado tem provocado mau cheiro e levantado preocupações quanto a riscos sanitários.
A sujeira, visível no local, inclui restos de madeira, plásticos, vidros e resíduos diversos descartados de forma irregular em área de circulação. Os residentes alegaram que o acúmulo persiste e tem causado incômodo no dia a dia. A situação no entorno dos estabelecimentos também atrapalha lojistas da avenida e gera desconforto para quem trabalha e circula pela via.
Procurada pelo jornal, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga informou que fiscaliza sobre o descarte irregular de lixo e entulho nas ruas e avenidas do município sempre que há o recebimento de denúncias por parte da população.
Em relação aos casos em que moradores não utilizam caçambas ou outros meios adequados para o descarte de entulho, a administração municipal esclareceu que essa prática é considerada infração conforme a legislação vigente. Sempre que a fiscalização consegue identificar o responsável pelo descarte irregular, ele é autuado e está sujeito à aplicação de multa.
A prefeitura reforça ainda que a legislação municipal estabelece que a destinação correta de grandes volumes de resíduos é de responsabilidade do próprio gerador. O descarte deve ser feito por meio de caçambas estacionárias, transporte direto para aterros legalizados ou por outras formas devidamente licenciadas pelos órgãos competentes”, apontou a nota.
Denúncias
O Executivo destacou que solicitações e denúncias relacionadas ao descarte irregular de resíduos, limpeza urbana e outras demandas podem ser feitas a qualquer momento por meio do aplicativo Fala Ipatinga, canal oficial de atendimento à população ou por meio da Ouvidoria Municipal, pelos telefones (31) 3829-8156 ou 156, de segunda a sexta-feira, a partir de 12h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Professor
13 de janeiro, 2026 | 09:45Um absurdo. Por parte dos moradores mal educados e pela gestão pública com a lentidão que a SESUMA vem mal operacionalizando a fiscalização e a coleta de resíduos das áreas públicas.”
Bola Fora, Ipatinga
13 de janeiro, 2026 | 09:17A fiscalização da Prefeitura não existe, pois os descartes são sempre nos mesmos lugares e feito por moradores do local e comerciantes... era só ficar alguns minutos para flagrar, se quisessem... mas... Na Av Londrina por exemplo, o povo atravessa a avenida e joga o lixo no canteiro da ciclovia, TODOS os dias. A Infratero replantou o local e cercou, e, eles continuam jogando ao lado da cerca... eita ipatinguenses...”
Ipatinguense
13 de janeiro, 2026 | 08:03Bom Retiro é caso complicado. Mesmo com a intervenção da prefeitura para o rearranjo das áreas públicas invadidas já tem um restaurante ocupando área de calçada novamente. E olha que as obras nem acabaram! Esse restaurante já voltou a fazer um " puxadinho" com um enorme toldo e já fixou colunas metálicas no chão mantendo-o armado dia e noite. Restaurante Marqueses.”