USIMINAS 7 BILHOES 728X90

12 de janeiro, de 2026 | 16:48

Vigilância Sanitária de Ipatinga vai às ruas após risco de contaminação em fórmula infantil

Divulgação
Para identificar os produtos afetados, os consumidores devem olhar com atenção o fundo das latasPara identificar os produtos afetados, os consumidores devem olhar com atenção o fundo das latas

Com informações da Prefeitura de Ipatinga
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na semana passada a Resolução nº 32/2026 proibindo, de forma preventiva, a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis fabricadas por uma marca conhecida no mercado. O motivo é o risco de presença de cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, capaz de causar vômitos intensos e persistentes, diarreia grave e letargia (sono excessivo, lentidão e dificuldade de reação) em bebês e crianças pequenas.

Em Ipatinga, logo após o alerta, equipes da Vigilância Sanitária saíram às ruas nesta segunda-feira (12) percorrendo estabelecimentos comerciais. Conforme a administração pública, os fiscais orientaram comerciantes, verificaram estoques e garantiram a retirada dos produtos afetados das prateleiras, antes mesmo que chegassem ao consumo de mais famílias.

“Essa ação serve de alerta para todos os pais e responsáveis. Até o momento não há registro de casos de intoxicação em Ipatinga, mas a prevenção é a nossa prioridade”, destacou a nutricionista Joice Vieira Leal, fiscal da Vigilância Sanitária de Ipatinga.

Fundo das latas
Para identificar os produtos afetados, os consumidores devem olhar com atenção o fundo das latas, como o número do lote e data de validade gravados na embalagem. As marcas e linhas envolvidas são: Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. A lista completa e detalhada dos lotes suspensos está disponível no site oficial da Prefeitura de Ipatinga e em suas redes sociais.

Reconhecimento
A farmacêutica Vilma Ferreira de Souza, que atua em rede de drogarias da cidade, elogia a iniciativa. “Já temos o hábito de seguir rigorosamente as orientações da Anvisa. A presença rápida da Vigilância Sanitária municipal reforça a confiança da população e facilita todo o processo. Quem comprou o produto em nossa loja pode devolver e receber reembolso integral, sem qualquer custo ou prejuízo”, afirmou.

A própria Nestlé já iniciou o recolhimento voluntário global dos lotes. os canais disponíveis para isso são [email protected] ou 0800 761 2500, que podem ser acessados de segunda a domingo, 24h por dia.

Alerta
Se a criança apresentar sintomas como vômitos persistentes, diarreia ou sonolência excessiva após consumir fórmula infantil, procure atendimento médico imediatamente. No local, informe o produto consumido e, se possível, leve a embalagem.

Capacitação
Paralelamente às ações de fiscalização em estabelecimentos, a Vigilância Sanitária iniciou, nesta segunda-feira (12), uma capacitação nas Unidades de Saúde. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipes de enfermagem que atuam diretamente no atendimento a famílias com bebês e crianças usuárias de fórmula infantil por indicação médica estão sendo orientados por uma fiscal da Vigilância Sanitária e uma servidora da Vigilância Epidemiológica. A capacitação contempla sobre a identificação de lotes possivelmente contaminados, bem como a orientação quanto à percepção de sinais e sintomas que possam estar associados ao consumo do produto.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário