13 de janeiro, de 2026 | 14:47

Iniciado cadastramento para criação de núcleo comunitário de Proteção e Defesa Civil em Timóteo

Divulgação
NUPDEC é um grupo formado por moradores, com apoio do Poder Público, voltado à prevenção, preparação e resposta a situações de risco, como enchentes, alagamentos e deslizamentosNUPDEC é um grupo formado por moradores, com apoio do Poder Público, voltado à prevenção, preparação e resposta a situações de risco, como enchentes, alagamentos e deslizamentos

Teve início nesta semana, no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, o cadastramento de moradores para a implantação do primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) do município, que será gerido pela própria comunidade. A ação conta com a participação da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e integra uma estratégia preventiva voltada ao período chuvoso, destacou o governo local.

A etapa seguinte prevê a capacitação da comunidade, com cursos e treinamentos destinados a orientar os moradores sobre procedimentos em situações de risco, como enchentes e alagamentos.

O capitão Joel Mafra, secretário de Segurança de Timóteo, apontou que o objetivo é orientar a comunidade sobre como proceder durante o período chuvoso. O Cachoeira do Vale é consolidado, mas possui áreas suscetíveis à inundação. Ele afirmou que os moradores devem estar atentos e preparados para acionar os órgãos competentes em caso de alterações nos rios, mesmo com o monitoramento diário já realizado.

Ele também informou que o rio Piracicaba está acomodado em sua calha, sem risco imediato de transbordamento. Ainda assim, reforçou a necessidade de cadastro dos moradores nos telefones de alerta da Defesa Civil, para assegurar comunicação em caso de eventual evacuação preventiva.

Mapeamento e ações preventivas

As ações não se limitam ao Cachoeira do Vale. Anualmente, a Defesa Civil promove o mapeamento de áreas de risco em Timóteo, envolvendo deslizamentos de massa e inundações. O levantamento é encaminhado à Secretaria de Obras, responsável por intervenções como limpeza de córregos e manutenção do sistema de drenagem.

Nos últimos 30 dias, o município registrou cerca de 97 milímetros de chuva acumulada. Mesmo com esse volume, o sistema de drenagem escoou a água para o rio Piracicaba, sem registro de ocorrências graves, apontou o governo.

Visitas já estão sendo feitas para cadastrar moradores interessados em participar de curso de capacitação oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar. O treinamento tem foco em orientações sobre como agir em situações de risco durante o período chuvoso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o curso será promovido no pelotão de Timóteo e atenderá moradores de áreas de risco.

Contatos de emergência

A população deve manter salvos os seguintes números de emergência: Defesa Civil: (31) 3847 4878 e (31) 3849 2886 Corpo de Bombeiros: 193
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário