14 de janeiro, de 2026 | 07:00

Falta de recursos em 2025 leva Adevipa a apostar em novos projetos

Divulgação
Presidente da associação destacou que no ano passado houve baixa captação de recursos Presidente da associação destacou que no ano passado houve baixa captação de recursos
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
A Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa) avaliou o ano passado como fraco no aspecto de captação de recursos e realização de projetos. Para 2026, a entidade espera que haja aprimoramento das ações, com foco em acessibilidade, inclusão e mais conhecimento sobre as leis já existentes.

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a assistente social e presidente da Adevipa, Maria da Consolação dos Santos Ferreira, destacou que os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual começam dentro do próprio contexto familiar.

Maria da Consolação acrescentou que muitas famílias não estão preparadas para conviver com um deficiente visual, e, em alguns casos, fazem com que a pessoa sinta que não tem utilidade.

“Ainda existe a ideia de que quem não enxerga não pode fazer nada ou não deve sair de casa. E na sociedade, por mais avanços que existam em relação à anteriormente,faltam políticas públicas e até mesmo efetivação das que existem, como preparar o mercado de trabalho para receber esse público”, pontuou.

Em relação à realidade local, a presidente afirmou que a acessibilidade de Ipatinga está longe do ideal. “As ruas estão cheias de buracos, com calçadas quebradas e com obstáculos. O transporte coletivo é péssimo, longe de um deficiente visual sair sozinho”, complementou.

Por outro lado, a presidente observa que houve melhora no engajamento da sociedade civil com tecnologias assistivas, avanço que, segundo ela, tem partido mais da própria sociedade do que do poder público.

Adevipa


A Adevipa é uma associação sem fins lucrativos de caráter filantrópico que visa combater a realidade da exclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. É conveniada com a Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria de Assistência Social.

Os interessados em ajudar os atendidos podem entrar em contato por meio dos telefones (31) 9 8514-7592 e (31) 9 7211-0339. Há como contribuir com Pix pela chave [email protected]
, agência da Caixa Econômica Federal, com nome de Adevipa. Também há como doar na sede da entidade, cujo endereço é rua Chiquinha Gonzaga, número 59, no bairro Ideal. O trabalho da instituição é feito das 12h às 18h de segunda a sexta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário