17 de janeiro, de 2026 | 07:30
Início de obras nos lotes 8A e 8B da BR-381 ganha novas datas
Divulgação
Representantes do Movimento Pró-Vidas foram até a sede do Dnit, em Belo Horizonte, esta semana
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Representantes do Movimento Pró-Vidas foram até a sede do Dnit, em Belo Horizonte, esta semanaAo Movimento Pró-Vidas da BR-381, o ministro do Transportes, Renan Filho, garantiu que ainda em março deste ano será dada a ordem de serviço para as obras de duplicação do lote 8A, e no início do segundo semestre será dado início às obras do lote 8B.
O trecho da BR-381 abrange 31 quilômetros, divididos em dois lotes: o 8A vai do entroncamento da BR-381 até o trevo de Ravena, em Caeté (18 km); o lote 8B de Ravena ao Anel Rodoviário de Belo Horizonte (13,76 km). Os lotes seguem sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Em setembro do ano passado, o Diário do Aço já havia publicado que a intenção do departamento era colocar máquinas na pista no lote 8A em 2025, e a previsão para o lote 8B era para este ano.
Durante uma reunião com o ministro, que ocorreu nesta semana na sede do Dnit, em Belo Horizonte, o movimento reivindicou que as obras do lote 8A fossem iniciadas no primeiro semestre de 2026, e que as melhorias do lote 8B fossem feitas até o meio do ano.
O coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, pontuou que a BR-381 Norte, no trecho de Caeté ao bairro Bom Destino em Belo Horizonte, tem gerado grande volume de reclamações devido às condições de trafegabilidade. Em função disso, solicitamos que o ministro verificasse a possibilidade de transferência do trecho para a concessionária. O seguimento rodoviário compõe o trecho concedido, apenas não foi arrolado à concessionária em razão da pendência das obras do Dnit”, detalhou.
Clésio acrescentou que, nos termos do Anexo 16 do contrato de concessão, as obras deverão ser concluídas pelo departamento até o sétimo ano da concessão, e serão arroladas à concessionária após esse prazo concluído ou não.
O documento prevê a possibilidade de execução das obras pela concessionária antes mesmo do prazo estabelecido no Anexo 16, desde que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avalie e aprove a inclusão no contrato com a dilatação do prazo”, complementou.
Situação atual
Ao Diário do Aço, o coordenador afirmou que o lote 8A já está com os projetos executivos elaborados pela Construtora Luiz Costa, entregues ao Dnit para análise e aprovação. E, após aprovação, depende da liberação de ordem de serviço. Em relação ao lote 8B, os projetos estão com a construtora Luiz Costa para elaboração.Já publicado:
Dnit tem intenção de colocar máquinas na pista no lote 8B ano que vem, afirma Movimento Pró-Vidas
Ministro dos Transportes afirma que obras em um dos lotes da BR-381 começam este ano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















