17 de janeiro, de 2026 | 07:00
Em ano de eleição, Vale do Aço tem menos de 60% dos eleitores com biometria
O prazo para fazer o cadastro termina no dia 6 de maio, devido ao fechamento do cadastro eleitoral para a organização das Eleições 2026
Matheus Valadares
Chefe do cartório eleitoral em Ipatinga explica benefícios da biometria e convida população a fazer o cadastro
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Chefe do cartório eleitoral em Ipatinga explica benefícios da biometria e convida população a fazer o cadastroApesar de a biometria eleitoral ter sido implantada no Brasil há 18 anos, Minas Gerais ainda enfrenta dificuldades para alcançar a totalidade do eleitorado. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que apenas 72,83% dos eleitores mineiros possuem a impressão digital cadastrada, o equivalente a 11.719.122 pessoas de um universo de 16.091.970 eleitores. Os números colocam o estado com a segunda menor adesão do país, proporcionalmente à frente apenas do Espírito Santo.
O cenário se torna ainda mais preocupante quando o recorte é regional. Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), a média de eleitores com biometria cadastrada é de 59,65%. Em Ipatinga, maior colégio eleitoral da região, o percentual é ainda menor: 56,57%.
Segundo o chefe do cartório da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, o índice reflete uma combinação de fatores. Parte significativa dos eleitores ainda busca atendimento apenas em períodos próximos às eleições, o que sobrecarrega os serviços e dificulta a ampliação gradual da biometria ao longo do ano.
Nós pedimos às pessoas para que não deixem para a última hora, porque estamos em ano de eleições gerais, em que o cadastro irá fechar e então é interessante nós evitarmos a formação daquelas filas”, afirmou em entrevista ao Diário do Aço.
Entre os principais fatores que explicam a baixa adesão estão a falta de informação, a percepção de que a biometria não é obrigatória no momento e as dificuldades de deslocamento de parte da população até os cartórios eleitorais.
O que ocorre é que pelo fato dessa biometria não ter um chamamento obrigatório, só buscam quando precisam. Por exemplo, idosos que procuram o INSS para verificação de algum benefício previdenciário que está em atraso ou que pretende gozar desse benefício, pessoas que vão viajar para o exterior também e precisam regularizar seu passaporte. Se não for nessas hipóteses, [as pessoas] não têm buscado esse atendimento”, continuou Leonardo.
Ações
Para tentar reverter o cenário, a Justiça Eleitoral tem adotado estratégias como campanhas de conscientização, ampliação de atendimentos mediante agendamento e, em alguns períodos, a promoção de mutirões.Houve o dia B da biometria, que foi em outubro. O cartório ficou aberto das 9h às 17h e houve uma procura bastante expressiva. Nós tivemos também uma ação em Ipaba com o ônibus do TRE, que ficou posicionado durante alguns dias. Também foi feito no mês de novembro e dezembro, um posto de atendimento eleitoral itinerante. Inicialmente ficou no posto de saúde do bairro Bom Jardim durante 10 dias. Atendemos uma quantidade de pessoas, infelizmente, aquém do que nós esperávamos. Foi feita uma divulgação em mídias sociais, também no comércio local, mas a procura foi baixa”, relatou o chefe do cartório.
No próximo mês, a Justiça Eleitoral prepara uma ação na Prefeitura de Ipatinga, no Cidade Nobre. O local foi escolhido estrategicamente para atender servidores as centenas de munícipes que procuram atendimento no prédio.
Escolhemos esse mês por causa da regularização de IPTU. É um mês que haverá uma procura bastante expressiva de pessoas e haverá também essas ações de atendimento itinerante nos postos de saúde do Veneza, próximo ao Campo do Bigode, também no mês de fevereiro e no mês de março no posto de saúde do Bethânia, próximo do campo Itamarati”, detalhou Leonardo.
Benefícios
A biometria garante mais segurança ao processo eleitoral, evita fraudes e torna a identificação do eleitor mais rápida no dia da votação. Além disso, o cadastro biométrico facilita o acesso a diversos serviços da Justiça Eleitoral, como transferência de domicílio e atualização cadastral.A biometria é um procedimento de identificação personalizada da pessoa, utilizado não só pela Justiça Eleitoral, mas também em relação ao passaporte e carteira de habilitação. É um procedimento que individualiza a pessoa, evitando que outras possam votar em seu lugar, situação que existiu, infelizmente, em momentos anteriores do nosso processo eleitoral. Foi implementado em todo o território nacional e consiste na coleta de fotografia digital a e a coleta das 10 digitais, de forma a individualizar aquela pessoa, evitando que outra possa votar em seu lugar”, explicou Leonardo.
Embora o voto ainda seja permitido para quem não possui biometria cadastrada, a Justiça Eleitoral reforça que a regularização antecipada evita transtornos futuros.
Orientação ao eleitor
A recomendação é que os eleitores procurem o cartório eleitoral com antecedência, portando documento oficial com foto e comprovante de endereço, para fazer o cadastro biométrico.Lembrando que o prazo termina na primeira semana de maio. É muito importante não deixar para essa primeira semana de maio. Nós não desejamos a formação de filas, estamos sob forte sol, temperaturas acima dos 35ºC. A justiça eleitoral não tem estrutura externa para que essas pessoas fiquem abrigadas do sol ou de uma eventual chuva. É interessante que nos procurem agora, no início do ano”, finaliza Leonardo.
A população pode procurar o cartório eleitoral de Ipatinga das 12h às 17h, de segunda à sexta. Também é possível fazer o agendamento prévio no portal do TRE, por meio da aba eleitor, atendimento e agendamento. É necessário levar comprovante de residência recente e documento de identidade e basta nos procurar.
Dados referentes aos municípios
Coronel Fabriciano
Eleitorado apto
78.996 pessoas
Com Biometria (64,77%)
51.162
Sem Biometria (35,23%)
27.834
Ipatinga
Eleitorado apto
174.210
Com Biometria (56,57%)
98.558
Sem Biometria (43,43%)
75.652
Santana do Paraíso
Eleitorado apto
25.032
Com Biometria (59,06%)
14.784
Sem Biometria (40,94%)
10.248
Timóteo
Eleitorado apto
58.999
Com Biometria (62,13%)
36.659
Sem Biometria (37,87%)
22.340
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















