23 de janeiro, de 2026 | 08:00
Último dia para inscrição no Sisu; há vagas para instituições no Vale do Aço
Divulgação
IFMG é uma das instituições federais que ofertam vagas em cursos superiores por meio do Sisu
IFMG é uma das instituições federais que ofertam vagas em cursos superiores por meio do SisuPor Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Termina às 23h59 desta sexta-feira (23) o prazo de inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo começou na última segunda-feira (19), conforme noticiado pelo Diário do Aço.
Com o início das atividades da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em Ipatinga, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) passa a contar com três instituições federais com oferta de cursos superiores.
Para o primeiro semestre de 2026, serão oferecidas 50 vagas para o curso de Pedagogia na Ufop, com início das aulas previsto para 30 de março, de forma provisória, no espaço onde funcionava a Universidade Aberta do Brasil (UAB), anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro.
Também em Ipatinga há o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que oferta 40 vagas para o curso de Engenharia Elétrica. Já o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), com campus em Timóteo, tem 30 vagas para Engenharia Metalúrgica e 6 para Engenharia de Computação.
Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.
Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas.
Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível.
Todos os candidatos inscritos no Sisu 2026 serão classificados com base no desempenho obtido nas edições do Enem dos anos de 2023, 2024 ou 2025.
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão fazer a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.
A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O que é o Sisu
O programa federal tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes do ensino médio a instituições públicas de educação superior, por meio do Enem. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo. A maioria das instituições participantes é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















