23 de janeiro, de 2026 | 05:54

Aglomerado Amazonita tem mais de 40 anos e resultou de invasão de área de servidão da Cemig

Após ocupação policial, administração de Ipatinga inicia ações de saúde, ordenamento e assistência social no aglomerado Amazonita e Maanaim

Divulgação
Mandados judiciais de busca, apreensão e prisão foram cumpridos dia 22/1 e com a ocupação policial, equipes do município entraram com vistorias, limpeza urbana e revitalização da área; ocupação será mantida Mandados judiciais de busca, apreensão e prisão foram cumpridos dia 22/1 e com a ocupação policial, equipes do município entraram com vistorias, limpeza urbana e revitalização da área; ocupação será mantida

A Operação Retomada é mantida por tempo indeterminado no aglomerado da rua Amazonita, no bairro Jardim Panorama em Ipatinga e na extensão a avenida Maanaim. O local, que resultou de uma invasão, é marcado pela desordem urbana, drogas, detino de produtos de roubos e furtos, receptação e circulação de indivíduos ligados à criminalidade. A proposta é que o lugar passe por uma revitalização desde a ocupação quinta-feira (22), em uma operação integrada das polícias Civil e Militar.

A ação contou ainda com apoio aéreo da 5ª Base de Aviação do Estado (Brave) e se estendeu também a pontos da região central da cidade e bairro Iguaçu, conforme noticiado pelo Diário do Aço.
Divulgação
Resíduos foram removidos de diversos pontos do aglomerado Amazonita Resíduos foram removidos de diversos pontos do aglomerado Amazonita

A mobilização reuniu mais de 100 policiais militares e civis, com apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Prefeitura de Ipatinga. Após o cumprimento de dezenas de mandados judiciais de busca, apreensão e prisão, o município entrou com uma equipe de servidores públicos e maquinário.

Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de 11 adultos e na apreensão de três adolescentes, além da retirada de circulação de drogas, arma de fogo, munições, celulares e outros materiais associados à prática de crimes. Entrevistas com o balanço completo da operação podem ser assistidas ao fim dessa notícia, ou neste link do canal do Youtube do Diário do Aço.

“Essa operação é um reflexo do clamor da população. Foi muito bem executada e representa, na prática, uma resposta direta à comunidade, que é quem mais sofre com os crimes naquela região. Com essa ação, estamos devolvendo à população um espaço que é de todos. A Polícia Militar seguirá atuando de forma diuturna na área, e a Polícia Municipal está à disposição para somar esforços sempre que houver necessidade”, afirmou o prefeito Gustavo Nunes.
Divulgação
Equipes de diversos setores do município atuam desde quinta-feira, no aglomerado Equipes de diversos setores do município atuam desde quinta-feira, no aglomerado

Aglomerado originou-se em uma invasão

O aglomerado da rua Amazonita em Ipatinga originou-se há aproximadamente 40 anos, em uma invasão de uma área de servidão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Trata-se de uma área de risco sob redes de transmissão de energia elétrica.

Ao longo desses 40 anos houve seguidas tentativas de desocupação da área, sem que nenhuma providência efetiva fosse tomada para realocação das famílias.

Ação concentrada para revitalizar a Amazonita

A ocupação policial na quinta-feira marcou uma etapa decisiva da Operação Retomada. Conforme o governo municipal, a partir de agora, a área passa a contar com presença contínua das forças de segurança, por tempo indeterminado, aliada a uma atuação integrada da Prefeitura de Ipatinga, garantindo que a ordem restabelecida seja mantida.

Logo após a ocupação, ainda na manhã de quinta-feira, teve início uma força-tarefa da administração municipal, com ações voltadas à saúde pública, fiscalização, ordenamento urbano, limpeza, controle ambiental e assistência social, assegurando a presença permanente do poder público no território.
Divulgação
Animais equinos e suinos foram apreendidos por apresentarem sinais de maus tratosAnimais equinos e suinos foram apreendidos por apresentarem sinais de maus tratos

Equipes da Saúde Pública

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou inspeções em estabelecimentos comerciais, com apreensão de bebidas e alimentos vencidos, produtos sem procedência e sem rotulagem adequada. A fiscalização resultou na interdição de dois bares que funcionavam sem alvará sanitário e em condições inadequadas de higiene.

A equipe de Zoonoses realizou avaliação prévia da área, com mapeamento e eliminação de pontos de risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. A previsão é que, na próxima semana, a equipe retorne para intensificar o trabalho.

Revitalização do aglomerado

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) atuou com fiscais de postura na fiscalização de irregularidades em estabelecimentos comerciais, ferros-velhos e na criação irregular de animais na área urbana, como cavalos e porcos. Os animais encontrados em situação irregular foram recolhidos e encaminhados para equipamentos apropriados da Prefeitura.

As ações de limpeza urbana seguem em andamento, com apoio das empresas Vital e Infrater, envolvendo retirada de entulhos, resíduos e excesso de lixo, além do uso de caminhões, máquinas e equipes operacionais. Cerca de 50 profissionais atuam nesta etapa, que será seguida por serviços de revitalização.
Divulgação
Fiscalização sanitária também abrangeu estabelecimentos comerciais e bebidas sem comprovação de procedência foram recolhidas Fiscalização sanitária também abrangeu estabelecimentos comerciais e bebidas sem comprovação de procedência foram recolhidas

A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) participou da coordenação da força-tarefa municipal, com apoio das equipes de trânsito e do Departamento de Segurança. A fiscalização de áreas públicas atuou para coibir novas ocupações irregulares, enquanto a Defesa Civil esteve presente na avaliação de situações pontuais com potencial risco estrutural, como possibilidade de desabamentos.

O papel da Assistência Social

A atuação integrada incluirá ainda a Secretaria Municipal de Assistência Social, que iniciará o acompanhamento social no local nesta sexta-feira (23). Psicólogos, assistentes sociais e entrevistadores do Cadastro Único farão o atendimento para garantia de direitos e encaminhamento aos serviços socioassistenciais.

Planejamento da Operação Retomada

A denominação Operação Retomada, conforme divulgou o governo municipal, “simboliza a recuperação da ordem pública e o restabelecimento da presença do Estado em áreas deterioradas pela atuação do tráfico de drogas”.

A ação decorre de uma investigação formal, técnica e complexa, iniciada há alguns meses, voltada à repressão qualificada ao tráfico de drogas.

Ao longo desse período, foram desenvolvidas ações de inteligência, levantamentos de campo e monitoramentos, com atuação integrada e troca constante de informações entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Entre os alvos dos mandados cumpridos, estavam suspeitos de cometer o crime de receptação, que atuavam como elo entre usuários e traficantes. Conforme apurado, usuários cometiam furtos e roubos em bairros próximos e retornavam à região para trocar os produtos por entorpecentes, alimentando a cadeia criminosa.
Divulgação
Polícias Civil e Militar atuaram previamente no levantamento de informações acerca da atividade criminal, que originaram os mandados judiciais de prisão, busca e apreensão Polícias Civil e Militar atuaram previamente no levantamento de informações acerca da atividade criminal, que originaram os mandados judiciais de prisão, busca e apreensão

Os conduzidos poderão responder por tráfico de drogas, receptação e outros crimes que venham a ser identificados no decorrer do inquérito policial.

Os órgãos envolvidos na ação esclarecem que a iniciativa não teve como foco os usuários de drogas, mas sim a desarticulação da organização criminosa ligada ao tráfico. Veja, abaixo, vídeo com as entrevistas que mostram o balanço da Operação Retomada.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo Costa

23 de janeiro, 2026 | 08:02

“Já falei. Se é invasão, não deveria estar falando em revitalizar, mas sim desocupar uma área de extremo risco, por causa da rede de transmissão”

Jose

23 de janeiro, 2026 | 07:22

“Agromerado amazonita é uma extensão da vila da paz, são vizinhos e andam de mãos dadas. A pavimentação da maanaim encurtou o caminho.”

Envie seu Comentário