USIMINAS 7 BILHOES 728X90

25 de janeiro, de 2026 | 07:00

Edital para nova concessão do transporte público ainda está em construção em Coronel Fabriciano

Arquivo DA
Ônibus coletivo circula na cidade por regulamentação de decreto provisórioÔnibus coletivo circula na cidade por regulamentação de decreto provisório
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

A administração de Coronel Fabriciano ainda trabalha na construção do edital de licitação para a nova concessão do transporte público do município. A informação foi confirmada pelo prefeito Sadi Lucca (PL) em entrevista ao Diário do Aço.

Conforme o chefe do Executivo, ainda não há uma data para que a licitação seja finalmente publicada, e que adequações têm sido promovidas para que o processo resulte em um novo contrato equilibrado e que atinja as expectativas de todas as partes envolvidas.

“Estamos com um trabalho ainda do processo do edital, para que seja preparado, e a gente coloque para fazer a licitação e venha uma empresa realmente interessada, que seja bom principalmente para o município, e que seja importante também para a empresa de transporte público”, afirmou o prefeito.

Conforme vem acompanhando o Diário do Aço, esse processo de uma nova concessão ocorre desde 31 de outubro de 2023, quando o contrato com o consórcio FabriFácil, formado pelas empresas Saritur, Acaiaca e Univale, atual responsável por operar o serviço, expirou.

Desde então, a administração municipal publica decretos de 90 em 90 dias, autorizando a concessionária a executar o serviço essencial em caráter provisório.

“A nova concessão do transporte público, claro, é uma demanda antiga da nossa comunidade, sabemos que a gente precisa melhorar bastante o nosso transporte público com o novo edital, e o processo está sendo feito com o edital para que a gente possa fazer a licitação. Talvez uma nova empresa venha para o edital e leve realmente aquilo que a gente precisa para a nossa comunidade, para o nosso cidadão que é um transporte realmente de qualidade, que deve ser pontual em horários, com itinerário e tudo isso”, continuou Sadi Lucca.

Audiência pública
Em agosto do ano passado foi promovida uma audiência no auditório da prefeitura, com o objetivo de debater o transporte coletivo urbano da cidade. Na oportunidade, foi apresentado à população o estudo técnico desenvolvido pela empresa Vertran, que servirá de base para o novo edital de concessão do serviço, e ao mesmo tempo ouvir as propostas, críticas e sugestões dos usuários.

“Falhas encontradas no contrato anterior, que já não atendia o exponencial crescimento do município, impediam investimentos de longo prazo, como renovação da frota, melhorias na integração e na qualidade do serviço. A consequência é um transporte que acumula queixas de usuários por conta de atrasos, linhas insuficientes, superlotação e veículos com problemas mecânicos”, divulgou o governo local à época.

Estudo técnico e propostas
Para preparar o novo edital, a prefeitura contratou a empresa especializada Vertran, que fez um diagnóstico do sistema e propôs um modelo atualizado. O estudo será detalhado durante a audiência pública e estará aberto a contribuições da comunidade. As sugestões apresentadas poderão ser incorporadas antes da versão final do edital.

Propostas para a nova concessão



Conforme a administração municipal de Coronel Fabriciano, entre as principais propostas para o novo edital estão:
Manutenção do terminal físico de integração funcionando normalmente e de responsabilidade da empresa de transporte;

Instalação de GPS para monitoramento em tempo real, de itinerários;
Renovação da frota com 33 ônibus, sendo 17 equipados com ar-condicionado;
Implantação de bilhetagem eletrônica moderna, com possibilidade de integração mais prática entre linhas;
Reorganização dos itinerários, incluindo novos bairros e condomínios;
Definição de horários fixos e ampliação da frequência em horários de pico;
Melhoria no sistema de integração para reduzir o tempo de deslocamento;
Atendimento especial a equipamentos públicos estratégicos, como a UPA 24h e o Centro de Especialidades Médicas.

Já publicado:
Fabriciano publicará nova licitação para concessão do transporte público

Concessão do transporte público em Coronel Fabriciano será tema de audiência pública

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário