26 de janeiro, de 2026 | 17:39

Moradores cobram solução para bueiro entupido no bairro Horto, em Ipatinga

Isabelly Quintão
Administração de Ipatinga alegou que o problema é agravado pelo descarte irregular de lixo Administração de Ipatinga alegou que o problema é agravado pelo descarte irregular de lixo

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
A redação do Diário do Aço foi procurada por leitores que reclamam de transtornos causados por um bueiro entupido na avenida Castelo Branco, no bairro Horto, em Ipatinga.

Um dos moradores, que não quis se identificar, destacou que o problema tem causado acúmulo de água na avenida, especialmente após os dias de chuva.

A água parada e o eventual transbordamento de esgoto também criam um ambiente propício para a proliferação de doenças, como dengue, zika, chikungunya e leptospirose.

Procurada pela reportagem, a Copasa informou que enviou uma equipe operacional na tarde desta segunda-feira (26) na avenida Castelo Branco, próximo ao número 747, e constatou que a demanda se trata de uma rede pluvial entupida cuja responsabilidade é da administração municipal.

Ao jornal, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) informou que já foi comunicada sobre o problema e que todas as providências necessárias estão sendo adotadas para a solução da demanda. “O município alerta que o problema relatado é agravado, principalmente, pelo descarte irregular de lixo, prática que contribui diretamente para o entupimento de bueiros e compromete o escoamento adequado da água da chuva”, disse a nota.

Descarte irregular
A administração municipal acrescentou, também, que tem sido identificado, especialmente na avenida mencionada, o descarte inadequado de nata de cimento, direcionada às galerias pluviais após a lavagem de equipamentos de obras, o que também provoca obstruções e transtornos. A prática causa entupimentos e prejudica o escoamento da água
“A prefeitura orienta que tanto os resíduos sólidos quanto materiais provenientes da construção civil tenham destinação correta e reforça que a colaboração da população é fundamental para a manutenção da limpeza urbana, prevenção de alagamentos e preservação dos espaços públicos”, alegou.

Solicitações de limpeza, desobstrução de bueiros e demais serviços devem registradas por meio do aplicativo Fala Ipatinga, disponível para os sistemas Android e iOS, garantindo mais agilidade e organização no atendimento, afirma o governo. As demandas também podem ser encaminhadas diretamente ao Desurb, pelo telefone (31) 3829-8180, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou ainda pela Ouvidoria Municipal, pelos telefones (31) 3829-8156 ou 156, de segunda a sexta-feira, a partir das 12h.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário