02 de fevereiro, de 2026 | 14:59

Transferência de título de eleitor deve ser feita até maio

Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA
 A transferência pode ser solicitada de forma on-line, pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE e do TRE-MG A transferência pode ser solicitada de forma on-line, pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE e do TRE-MG

A transferência de domicílio eleitoral está disponível para quem mudou de cidade e pretende votar nas Eleições Gerais de 2026 no novo local. O pedido pode ser feito até 6 de maio, de forma gratuita, pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais, destacou a Justiça Eleitoral.

Conforme o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), em ano eleitoral não é permitido solicitar inscrição ou transferência do título nos 150 dias anteriores ao pleito, que em 2026 será em 4 de outubro. Após as eleições, considerando eventual segundo turno, o cadastro eleitoral é reaberto. Em anos sem eleição, a solicitação pode ser feita a qualquer momento.

Quem pode transferir
Para solicitar a transferência, é necessário ter passado pelo menos um ano desde o alistamento eleitoral ou da última transferência, comprovar vínculo mínimo de três meses com o novo município — seja residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou outro que justifique a escolha — e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Caso exista multa por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, o débito deve ser quitado antes do pedido.

Como solicitar?
A transferência pode ser solicitada de forma on-line, pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE e do TRE-MG. O procedimento exige selecionar o menu “Título Eleitoral”, depois a opção “3- Atualize ou corrija seu título eleitoral” e, em seguida, “3.2- Atualize seu endereço”.

Também é possível fazer a solicitação presencialmente em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais.

Eleitores no exterior
Brasileiros que se mudam para o exterior também devem solicitar a transferência do domicílio eleitoral. Eleitores residentes fora do país votam apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República.

O pedido de transferência do título para outro país pode ser feito presencialmente em embaixadas ou repartições consulares brasileiras ou pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário