02 de fevereiro, de 2026 | 15:39

Coronel Fabriciano projeta avanços para a área da saúde em 2026

Divulgação
Hospital Dr. José Maria de Morais tem prevista a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, além disso, novas UBSs serão construídas na cidadeHospital Dr. José Maria de Morais tem prevista a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, além disso, novas UBSs serão construídas na cidade

Para este ano, a administração de Coronel Fabriciano prevê investimentos que abrangem desde a atenção básica até a alta complexidade na área da saúde.

O Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS) e o Centro de Especialidades (CEPS), que anteriormente funcionavam em local insalubre, passaram a operar no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Está prevista a implantação de um tomógrafo, ampliando a capacidade diagnóstica do município. A unidade disponibiliza atendimento em cardiologia, serviços de telemedicina para especialidades não ofertadas localmente e convênios para consultas especializadas.

Outro avanço estratégico é a implantação de um Posto Avançado de Coleta de Sangue do Hemominas no CEM, que beneficiará não apenas Coronel Fabriciano, mas toda a região, destaca o governo.

Na saúde mental, o foco é o fortalecimento da rede de atenção psicossocial e a ampliação do cuidado, especialmente voltado ao público infantil.

Urgência e emergência
O Hospital Dr. José Maria de Morais terá a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliada de 10 para 20 leitos.
Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coronel Fabriciano, localizada em ponto estratégico da cidade, amplia o acesso aos serviços de urgência, atendendo principalmente as regiões dos bairros Santa Cruz, Caladinho e áreas adjacentes.

Acordo da Bacia do Rio Doce
Com os recursos provenientes da Repactuação da Bacia do Rio Doce, que destinará cerca de R$ 24 milhões ao município, os investimentos na saúde serão ainda mais ampliados. Estão previstas reformas em todas as Unidades Básicas de Saúde, além da construção de quatro novas UBSs nos bairros Serra Azul, Santa Terezinha, Melo Viana e Córrego Alto.

Também estão programadas a construção do CAPS Infantil, do Centro de Atenção ao Espectro Autista e de um novo Centro de Controle de Zoonoses, fortalecendo a rede de cuidado em diferentes áreas da saúde pública.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário