04 de fevereiro, de 2026 | 07:00

Advogado esclarece que supermercados não serão impedidos de abrir aos domingos no Vale do Aço

Isabelly Quintão
Portaria do governo federal que revoga a autorização permanente para o trabalho em feriados não tem impacto sobre o funcionamento dos supermercados aos domingos   Portaria do governo federal que revoga a autorização permanente para o trabalho em feriados não tem impacto sobre o funcionamento dos supermercados aos domingos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A regra do governo federal, que entra em vigor a partir de 1º de março de 2026 e trata do trabalho aos domingos e feriados no comércio, não proíbe o funcionamento de supermercados aos domingos no Vale do Aço. A informação é reforçada pelo Sindcomércio Vale do Aço, diante de dúvidas e interpretações equivocadas que vêm circulando entre consumidores.

Segundo o assessor jurídico da entidade, Emmanuel Franco, não há qualquer mudança que impeça a abertura de supermercados e empresas do varejo alimentício aos domingos nos municípios da região. O que continua valendo é o que determina a legislação municipal de cada cidade.
Reprodução de vídeo
Assessor jurídico do Sindcomércio Vale do Aço, Emmanuel Franco, afirmou que os estabelecimentos continuam abrindo aos domingos na regiãoAssessor jurídico do Sindcomércio Vale do Aço, Emmanuel Franco, afirmou que os estabelecimentos continuam abrindo aos domingos na região

“Notícias veiculadas na imprensa têm confundido a população no que diz respeito ao funcionamento de supermercados e empresas do varejo alimentício aos domingos. Não há nenhuma nova restrição em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo que proíba a abertura de supermercados aos domingos ou em qualquer outro dia que não seja feriado. O que deve ser observado é a legislação municipal. Em Ipatinga, infelizmente, existe a Lei 2.277 de 2017 que limita o funcionamento do comércio das 8h às 13h aos domingos. Em Coronel Fabriciano e Timóteo, não há esse problema e as empresas podem funcionar durante todo dia até o início da noite”, esclareceu.

Portanto, em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, supermercados e demais empresas do varejo alimentício continuarão funcionando normalmente aos domingos como sempre funcionaram”, afirmou Emmanuel, em vídeo publicado nas mídias sociais da entidade.

Portaria sobre feriados
A Portaria nº 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), trata especificamente do trabalho em feriados, e não dos domingos. O texto revoga a autorização permanente para o trabalho em feriados concedida por norma de 2021 e restabelece a exigência de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre empregadores e trabalhadores, além do cumprimento da legislação municipal.

Inicialmente prevista para entrar em vigor em 2024, a portaria teve sua aplicação adiada por quatro vezes. O último adiamento ocorreu em 17 de junho de 2025, e a nova data para início da vigência foi fixada em 1º de março de 2026, conforme anúncio do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

De acordo com o MTE, a medida busca restabelecer o que já está previsto na Lei nº 10.101/2000, alterada pela Lei nº 11.603/2007, que condiciona o funcionamento do comércio em feriados à autorização em convenção coletiva e ao respeito às normas municipais. O governo federal também destacou que a decisão reforça o papel da negociação coletiva nas relações de trabalho.

No caso do Vale do Aço, portanto, não há impacto prático imediato para os consumidores em relação às compras aos domingos e feriados, visto que não há novas legislações e já são praticadas CCTs entre o representante patronal e os sindicatos laborais.

Funcionamento do comércio em feriados



No fim de dezembro de 2025, o Sindcomércio Vale do Aço divulgou que estabelecimentos de gêneros alimentícios de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, como supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, sacolões, hortifrútis e similares, poderão funcionar em feriados específicos ao longo de 2026, com utilização da mão de obra dos empregados.

Estão incluídos o feriado de Tiradentes, em 21 de abril (terça-feira); o Aniversário de Ipatinga e de Timóteo, em 29 de abril (quarta-feira); Corpus Christi, em 4 de junho (quinta-feira); Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto (sábado); Independência do Brasil, em 7 de setembro (segunda-feira); Finados, em 2 de novembro (segunda-feira); e Proclamação da República, em 15 de novembro (domingo).

Em Coronel Fabriciano e Timóteo, o horário autorizado é das 7h às 14h em todos os feriados liberados. Já em Ipatinga, o funcionamento ocorre das 8h às 18h, com exceção do feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, quando o horário no domingo será das 8h às 13h.

A autorização está prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas entre o sindicato patronal, o Sindcomércio Vale do Aço, e os sindicatos dos empregados do comércio: o Secteo, que representa Coronel Fabriciano e Timóteo, e o Seci, de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário