04 de fevereiro, de 2026 | 15:27
Ipatinga intensifica ações integradas voltadas à população em situação de rua
Divulgação
Atuação envolve força-tarefa com ações de orientação, organização dos espaços públicos e encaminhamentos à rede de assistência social
Atuação envolve força-tarefa com ações de orientação, organização dos espaços públicos e encaminhamentos à rede de assistência socialAo longo desta semana, a administração de Ipatinga vem intensificando as ações integradas de abordagem, orientação e organização dos espaços públicos voltadas às pessoas em situação de rua em diversos pontos do município. As atividades estão sendo feitas de forma contínua na área central e em outros bairros onde há maior concentração desse público, destacou o governo.
Os trabalhos abrangem locais como a Praça Caratinga, a avenida Cláudio Moura, além das ruas Montes Claros, Varginha, Belo Horizonte, entre outras importantes vias do Centro de Ipatinga, alcançando também demais regiões da cidade.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e envolve a atuação da Patrulha Social, equipe composta por fiscais de Posturas da própria Sescon, agentes da Polícia Municipal, também vinculada à secretaria, além do apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), responsável pelos serviços de limpeza urbana nos locais atendidos. A atuação integrada garante segurança às equipes, organização dos espaços públicos e encaminhamentos adequados à rede de assistência social.
A Patrulha Social atua de segunda a sexta-feira, priorizando a área central e os bairros com presença de pessoas em situação de rua. Durante as abordagens, as equipes realizam orientações, escuta qualificada e encaminhamentos aos serviços e equipamentos públicos disponíveis no município, respeitando os direitos individuais e a legislação vigente.
Orientação e acolhimento
De acordo com o secretário adjunto da Sescon, Júlio César Teodoro, o trabalho é permanente, humanizado e direcionado exclusivamente às pessoas em situação de rua, sob a coordenação da secretaria.
Essas pessoas têm o direito de estar nos espaços públicos, mas é necessário respeitar as normas que regulam o uso dessas áreas. Nosso trabalho é direcionado exclusivamente às pessoas em situação de rua, com foco na orientação, no acolhimento e no encaminhamento para os equipamentos públicos, sempre com o apoio das assistentes sociais e da rede de proteção social do município”, completou Júlio César.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















