USIMINAS 500 MILHOES 728X90

06 de fevereiro, de 2026 | 06:55

Bairro Parque das Águas fica sem água da Copasa em Ipatinga e moradores reclamam

Alex Ferreira/Arquivo DA
Moradores do bairro Parque das Águas perceberam o desabastecimento na noite de quarta-feira e até essa sexta-feira, várias ruas do bairro permanecem na secaMoradores do bairro Parque das Águas perceberam o desabastecimento na noite de quarta-feira e até essa sexta-feira, várias ruas do bairro permanecem na seca

Moradores de diversas ruas do bairro Parque das Águas, em Ipatinga, enfrentam desabastecimento de água e reclamam do atraso no restabelecimento do serviço pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A falta de água foi percebida inicialmente na noite de quarta-feira (4), na rua Rio Tocantins. Entretanto, residentes da rua Rio Paraibuna e de outras ruas relatam que o problema pode ter começado até três dias antes.

Em um condomínio residencial, cujos reservatórios somam aproximadamente 13 mil litros, o desabastecimento foi constatado na manhã de quinta-feira (5), quando a zeladora chegou para trabalhar e não encontrou água no registro conectado diretamente à rede pública.

“Não recebemos nenhum comunicado da Copasa. Quando fomos descobrir, um reservatório de 5 mil litros já estava vazio. Quando há aviso da companhia, adotamos medidas de racionamento, para que a reserva dure no mínimo quatro dias”, relatou um morador.

Condomínios e residências prejudicados pela falta de água

Além do condomínio, moradores de outras vias do bairro também foram atingidos. Sem aviso prévio, famílias passaram a enfrentar dificuldades para atividades básicas, como higiene e consumo.

“Estou sem água até para beber. A Copasa se atrasar a conta um dia, cobra multa”, afirmou outro morador, demonstrando insatisfação com a situação. "Não é muito comum de faltar água aqui, mesmo porque no alto tem um grande reservatório que serve ao bairro Parque das Águas, ao Planalto e parte do Veneza II, que são vizinhos. A Copasa precisa explicar o que houve, porque normal, não é", afirma outro morador.

Morador de outro condominio, na Rio Paraibuna, Hernane Pereira explica que o prédio está sem água desde quarta-feira (4). Ele relata que são oito famílias sem água. "Liguei na quarta-feira e disseriam que voltaria na quinta-feira e nada. Ontem liguei novamente e disseram que chegaria hoje às 7h e também nada", conclui.

Copasa cita manutenção e prevê normalização, mas serviço não foi retomado

Após reclamação registrada por uma moradora, a Copasa informou que o desabastecimento estava relacionado a uma manutenção na rede de distribuição. Inicialmente, a previsão era de que o fornecimento fosse restabelecido na noite de quinta-feira, o que não ocorreu.

Em mensagem encaminhada à cliente, a companhia afirmou: “Identificamos um problema de abastecimento em sua região e nossas equipes já estão trabalhando nesta ocorrência para a regularização, com previsão de solução em 5/2/2026 até às 17h”.

Na manhã desta sexta-feira (6), entretanto, moradores informaram que o abastecimento ainda não havia sido normalizado.

A reportagem do Diário do Aço voltou a procurar a Copasa e aguarda posicionamento oficial sobre o andamento dos trabalhos e um novo prazo para a regularização do fornecimento de água no bairro Parque das Águas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário