07 de fevereiro, de 2026 | 10:15

Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Sucem é prorrogado até segunda-feira

SEE-MG/Divulgação
Etapa contempla vagas que não foram ocupadas durante o processo regular de cadastro e, na inscrição, o sistema já apresenta a escola que tem vaga disponívelEtapa contempla vagas que não foram ocupadas durante o processo regular de cadastro e, na inscrição, o sistema já apresenta a escola que tem vaga disponível

Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade que não participaram do período regular do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) ainda podem se inscrever nas vagas remanescentes da rede pública estadual de ensino. O prazo foi prorrogado até a próxima segunda-feira (9/2), informou o governo do Estado.
Nesta etapa, são oferecidas as vagas que não foram ocupadas durante o processo regular de cadastro. A inscrição deve ser feita pela internet, neste site, e o encaminhamento do estudante é imediato, conforme a disponibilidade de vagas nas escolas da zona correspondente ao endereço informado.

Diferentemente do período oficial do Sucem, em que o candidato podia indicar até três unidades escolares dentro do seu zoneamento, nas vagas remanescentes o sistema já apresenta, no momento da inscrição, a escola que possuí vaga disponível para a confirmação da matrícula.

Considerando que o ano letivo de 2026 já foi iniciado, a confirmação da matrícula deve ser imediata.

Excepcionalmente para os inscritos entre os dias 7 e 9/2, o prazo para comparecimento à escola com a documentação necessária será um dia útil após a emissão do encaminhamento pelo Sucem.

Para o período de vagas remanescentes, a participação dos municípios é facultativa, ficando restrita às vagas efetivamente disponibilizadas no sistema.

Quem pode se inscrever
Podem participar das vagas remanescentes estudantes que desejam ingressar na rede pública estadual, mudar de escola ou que perderam o prazo da etapa regular do Sucem. As inscrições contemplam diferentes modalidades e etapas de ensino, conforme a oferta de vagas disponível.

No momento do cadastro, é obrigatório informar o CPF do candidato, além de dados como endereço, filiação, tipo e nível de ensino e a etapa pretendida. Ressalta-se a importância de observar se candidato já foi estudante da rede estadual para confirmar.

Os tipos e níveis de ensino disponíveis incluem o ensino regular, o ensino integral, o ensino integral profissional, o ensino regular profissional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação profissional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário