09 de fevereiro, de 2026 | 09:30

Em missa em Pingo-d'Água, padre afirma que quem ''não quer dar botijão de gás ao pobre'' deve sair da igreja

Por meio de nota, a Diocese de Caratinga informou que o Padre Flávio Ferreira Alves reconhece que sua fala não condiz com as orientações pastorais da Igreja, se arrependeu e pediu perdão a toda a comunidade e aos fiéis

Reprodução de vídeo
Fala do padre Flávio ocorreu durante a HomíliaFala do padre Flávio ocorreu durante a Homília
Uma declaração feita pelo padre Flávio Ferreira Alves durante uma Missa promovida na manhã deste domingo (8) na comunidade São Sebastião, em Pingo-d’Água, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, tem gerado polêmica entre os fiéis.

A fala do pároco da Paróquia Santa Efigênia, que também atende ao município vizinho de Córrego Novo, ocorreu durante a homilia, momento da celebração em que o sacerdote interpreta o Evangelho e o relaciona com a vida cotidiana dos fiéis.

Na pregação, o padre mencionou diretamente o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao comentar posicionamentos políticos relacionados a políticas sociais, e fez duras críticas ao fiéis, que assim como o parlamentar, não concordam com a recente política pública criada pelo governo federal. Assista ao vídeo no fim da notícia.

“Tem gente da Igreja Católica concordando com ele. Se você concorda com o Nikolas e não quer dar botijão de gás para o pobre, saia da igreja agora. Você não merece receber a eucaristia. Você está comungando sua própria condenação”, afirmou o sacerdote, conforme trecho do vídeo enviado para a redação do Diário do Aço.

O conteúdo rapidamente se espalhou por plataformas digitais, provocando manifestações favoráveis e contrárias à postura do padre.

Diante da repercussão, a Diocese de Caratinga divulgou nota oficial esclarecendo que se tratou de um fato isolado e reafirmando que o ambiente litúrgico deve ser um espaço de acolhimento, oração e unidade, independentemente de convicções políticas individuais. No comunicado, a Diocese informou ainda que o padre reconheceu que sua fala foi proferida em um momento de forte emoção, não condiz com as orientações pastorais da Igreja e pediu perdão à comunidade e aos fiéis que se sentiram ofendidos ou excluídos.

A nota destaca que a Eucaristia é sacramento de unidade e não deve ser utilizada como instrumento de divisão ou segregação, além de afirmar que providências serão adotadas para evitar que episódios semelhantes se repitam.
“Diante do ocorrido, a Diocese assume o compromisso de tomar as devidas providências necessárias para que episódios desta natureza não voltem a ocorrer, preservando a sacralidade da Missa. Reiteramos a nossa responsabilidade com o diálogo aberto na comunidade para restaurar o clima de fraternidade e respeito mútuo. A Diocese de Caratinga clama ao Espírito Santo que nos conduza pelo caminho da reconciliação e que a nossa fé seja sempre em elo que nos une no amor de Deus”, finalizou a nota assinada pelo Bispo Diocesano Dom Juarez Delorto Secco.

A nova política pública
O Programa Gás do Povo é a nova política pública federal que amplia e fortalece o acesso ao gás de cozinha no Brasil. Substituindo o Auxílio Gás dos Brasileiros, o Programa garante a gratuidade na recarga do botijão de GLP (13 kg) em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. "Com esta mudança, o Governo Federal assegura que o benefício seja utilizado diretamente para proteger a saúde das famílias e promover a dignidade e a cidadania energética", afirma o governo federal.

Além de aliviar o custo do gás, o Programa Gás do Povo integra políticas públicas para fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos como saúde e segurança alimentar. "Ao oferecer o botijão gratuito, o Programa busca reduzir a dependência de combustíveis alternativos prejudiciais, como a lenha, e assim melhorar a qualidade de vida, especialmente de mulheres e crianças, que são as mais expostas aos riscos da poluição domiciliar e acidentes", finaliza.

Assista ao vídeo


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário