09 de fevereiro, de 2026 | 11:00
Morre Edson Morais, ex-técnico da Usipa nas décadas de 1980 e 1990
Divulgação
O ex-treinador comandou os melhores times da história da Usipa, na década de ouro do futebol ipatinguense
O ex-treinador comandou os melhores times da história da Usipa, na década de ouro do futebol ipatinguenseFaleceu na madrugada desta segunda-feira, em Pará de Minas, Edson Morais da Silva, 85 anos, que marcou época no futebol ipatinguense nas décadas de 1980 e 1990, dirigindo a Usipa por mais de dez anos, onde conquistou cinco campeonatos municipais. Edson foi submetido a uma cirurgia de um problema simples de saúde, porém houve complicações de última hora e veio a falecer.
Edson Morais, antes de vir para Ipatinga, em 1980, foi auxiliar técnico no Bahia, quando era treinado por Orlando Fantoni. Anteriormente, tinha sido jogador profissional, no Guarani de Divinópolis, Siderúrgica de Sabará e América Mineiro, atuando como meio-campista. No clube de Sabará, foi titular da equipe campeã mineira de 1964, treinada pelo lendário Yustrich.
Treinando craques
Arquivo pessoal
Edson Morais, no título inédito de campeão mineiro atuando pelo Siderúrgica, em 1964 (Foto: Álbum pessoal)
Na Usipa, Edson Morais comandou os melhores jogadores da história do clube, como Cléber, Elder, Ailton Jones, Hércules, Lenildo, Ailton Neguinho, João Batista, Tote, Aloísio, Serjão, Marcinho, Luizinho, Kalico, dentre outros. Dirigiu também a seleção de Ipatinga em vários jogos amistosos contra grandes equipes profissionais e em torneios regionais de seleções.
Edson Morais, no título inédito de campeão mineiro atuando pelo Siderúrgica, em 1964 (Foto: Álbum pessoal)O ex-treinador também morou alguns anos no Japão, após mudar-se de Ipatinga. Logo em seguida, fixou residência em Pará de Minas, onde aposentou-se.
Edson Morais era divorciado, tinha quatro filhos (Alex, Edson Júnior, Cintia e Pedro), além de onze netos (Clara, Gabriel, Sarah, Beatriz, Matheus, Isabela, Laís, Luma, Davi, Artur e Caio). Edson Junior e Pedro residem no Japão. Além dos filhos e netos, Edson Morais deixa outros seis irmãos.
O sepultamento será em Pará de Minas, sem, entretanto, terem sido confirmados data e horário.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











