12 de fevereiro, de 2026 | 08:30
''A conta de água não vai subir, com a privatização'', garante Zema
Cícero Henrique
Zema afirmou que para garantir mais eficiência no saneamento básico é necessário conceder o serviço à iniciativa privada, e que as tarifas não sofrerão grandes reajustes
Zema afirmou que para garantir mais eficiência no saneamento básico é necessário conceder o serviço à iniciativa privada, e que as tarifas não sofrerão grandes reajustesQuestionado sobre sua meta de avançar com privatizações de empresas estatais, Zema lembrou como era ter um telefone na época da telefonia estatal e o quanto evoluiu no pós-privatização. Em quase todo o Brasil não existe mais nenhuma empresa de saneamento do estado. Minas Gerais tá sendo um dos últimos estados a privatizar o seu saneamento. E em muitas regiões de Minas, nós ainda temos pessoas que não tem água potável. Agora se você me perguntar: Copasa tem recursos para poder universalizar esse atendimento, levar a água potável para essa quantidade de mineiros que ainda não tem? A Copasa não tem. Aí o que que é melhor? Deixando esses mineiros tomando água de poço? Então, nós precisamos do setor privado operando o saneamento para que haja essa universalização do atendimento”, detalhou.
O governador também explicou que, como empresa estatal, a companhia perde eficiência ao ter que fazer licitação para tudo, em um processo que demora meses, ao passo que uma empresa privada poderia resolver a demanda em alguns dias. Precisamos de uma empresa ágil, e não é dentro do Estado que essa agilidade existe. Então, precisamos privatizar, de uma forma bem feita, com os melhores critérios. A conta não vai subir mais do que a inflação. Quem comprar vai ter a obrigação de fazer tudo que tá discriminado. E é muita coisa. Quem não o fizer vai pagar multa ou vai até perder a concessão”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















Luiz
12 de fevereiro, 2026 | 10:23Cuidado. Vejam o que aconteceu em São Paulo com a privatização da SABESP.”
Luiz Sincero
12 de fevereiro, 2026 | 10:06Como mente esse cara de pau, meu voto não terá nunca mais, comedor de banana com casca.”
Anacleto
12 de fevereiro, 2026 | 10:00Que piada! Inacreditável a cara de pau do cara falar que não vai aumentar!”
Sério
12 de fevereiro, 2026 | 09:24Em são Paulo foi a mesma ladainha”