25 de fevereiro, de 2026 | 14:06

MPMG denuncia homem por importunação sexual contra duas jovens em Joanésia

Wellington Fred/Arquivo DA
Caso foi registrado em Joanésia e duas jovens de uma mesma família foram vítimas do parente tarado Caso foi registrado em Joanésia e duas jovens de uma mesma família foram vítimas do parente tarado

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou um homem de 66 anos pelo crime de importunação sexual, previsto no artigo 215-A do Código Penal, praticado contra duas jovens, de 19 e 20 anos, em Joanésia, no colar metropolitano do Vale do Aço.

Conforme a denúncia oferecida à Vara Única da Comarca de Mesquita, os fatos ocorreram em 24 de dezembro de 2025, durante uma confraternização familiar em uma residência na cidade. As vítimas têm 19 e 20 anos.

Segundo apurado no inquérito policial, o denunciado reside atualmente nos Estados Unidos e estava no Brasil para passar as festividades de fim de ano com familiares. De acordo com o Ministério Público, ele teria adotado comportamento invasivo e de cunho sexual contra as jovens, valendo-se do ambiente familiar e da relação de confiança.

Condutas atribuídas ao denunciado

Em relação à jovem de 19 anos, descrita como sobrinha-neta do denunciado, consta na denúncia que ele a teria abraçado de forma maliciosa, acariciado seu braço sem consentimento e feito comentários sobre seu corpo, afirmando que, apesar da idade, “parecia ter corpo de menina de 15 anos”. Ainda conforme o processo, posteriormente ele teria permanecido à porta de um quarto, observando a jovem de maneira ostensiva enquanto ela se maquiava.

Quanto à jovem de 20 anos, o Ministério Público aponta que o denunciado teria utilizado um aparelho celular para registrar imagens direcionadas à intimidade da vítima enquanto ela estava sentada na sala da residência. A jovem percebeu a conduta, deixou o local e comunicou o fato aos familiares. Posteriormente, uma testemunha acessou o celular do investigado e localizou o registro audiovisual, que foi anexado ao procedimento investigatório.

A denúncia também menciona relatos de familiares de que o denunciado já teria apresentado comportamento semelhante quando residia no exterior, com notícias de supostas condutas de natureza sexual contra outra pessoa da família. Segundo o Ministério Público, essas informações reforçam o contexto probatório quanto à intenção do agente.

Pedidos do Ministério Público

O MPMG requer a condenação do denunciado por dois crimes de importunação sexual. Em relação aos fatos envolvendo a jovem de 19 anos, o órgão também pediu o reconhecimento da agravante por abuso de relação familiar, prevista no artigo 61, inciso II, alínea “f”, do Código Penal, além da aplicação da causa de aumento de pena prevista no artigo 226, inciso II, em razão do vínculo de parentesco.

O Ministério Público solicitou ainda a fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados às vítimas e a aplicação de medidas cautelares, como a proibição de contato com as jovens e a manutenção de distância mínima de 300 metros, com o objetivo de resguardar a integridade física e psicológica das ofendidas.

O denunciado responderá ao processo em liberdade. Caberá ao Poder Judiciário analisar o recebimento da denúncia e dar prosseguimento à ação penal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário