25 de fevereiro, de 2026 | 15:41

Fabriciano lança ação solidária para idosos de Ubá após chuva histórica

Campanha arrecada fraldas e kits de higiene para lar de idosos atingido por enchente na cidade da Zona da Mata Mineira

Prefeitura de Ubá/Divulgação
A administração de Coronel Fabriciano divulgou na tarde desta quarta-feira (25) que iniciou uma ação solidária em apoio ao Lar dos Idosos João de Freitas do município de Ubá, na Zona da Mata Mineira, afetado pela forte chuva que causou danos estruturais, pessoais e emocionais em toda a cidade.

Conforme o governo fabricianense, estão sendo arrecadados kits de higiene pessoal, kits de lençois e fraldas geriátricas (G, GG e EXG). Os pontos de coleta se concentram no Vivacidade, avenida Rubens Siqueira Maia, 470, Bairro Santa Terezinha e Praça CEU, na avenida Sanitária, nº 2713, no distrito de Melo Viana.

“A mobilização foi organizada após contato com a assistência social de Ubá para identificar as necessidades mais urgentes. A Prefeitura reforça o pedido de solidariedade da população para apoiar os idosos institucionalizados”, justificou a administração de Coronel Fabriciano.

Leia também
Saiba como ajudar atingidos pela chuva em Minas; governo alerta para golpes

Danos na cidade
Conforme informações repassadas pelo governo de Ubá e Corpo de Bombeiros, foram 18 ocorrências atendidas, de diferentes naturezas, incluindo salvamentos e resgates; desabamento de três imóveis na avenida Cristiano Roças e de uma residência na rua da Harmonia;
três pontes totalmente danificadas, dentre elas a ponte Major Siqueira (Av. Cristiano Roças), ponte da rua dos Viajantes (Centro) e a ponte da rua Nossa Senhora Aparecida (Bairro Industrial).

Em nota oficial, a prefeitura detalhou que a chuva extrema que atingiu a cidade registrou 170 milímetros em cerca de 3h30, provocando "a maior inundação dos últimos anos e danos severos em diferentes regiões da cidade".
Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a inundação atingiu prédios públicos e comprometeu a estrutura de imóveis, o que levou à suspensão dos serviços da Farmácia Municipal, do Centro de Especialidades Odontológicas, da Policlínica Regional e da Equipe de Atenção Primária (EAP).

Pix
As autoridades alertaram para o aumento de tentativas de golpes via PIX e campanhas falsas que utilizam a tragédia para arrecadar recursos de forma criminosa. “Diante de uma tragédia, infelizmente há quem tente se aproveitar da boa-fé das pessoas”, afirmou Romeu Zema, governador de Minas Gerais, ao enfatizar que as doações devem ser feitas apenas nos canais oficiais divulgados pelo governo estadual.

As doações financeiras devem ser feitas exclusivamente por meio da campanha oficial SOS Águas, coordenada pelo Servas, por meio do Pix [email protected].

O governador ressaltou que a assistência humanitária está sendo prestada, com distribuição de mantimentos e roupas às pessoas afetadas.

Mortes
O número de mortes devido aos temporais na Zona da Mata mineira chegou a 40, segundo balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros. Juiz de Fora tem 34 mortos e 25 desaparecidos e Ubá contabiliza seis mortos e dois desaparecidos.

Em Juiz de Fora, são 3 mil desabrigados e 400 desalojados. Em Ubá, 26 pessoas estão desabrigadas e 178 desalojadas.

As tempestades vão continuar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de grande perigo para chuvas até as 23h59min do dia 27 de fevereiro na Zona da Mata mineira, região mais afetada pelos temporais desde segunda-feira (23).

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) considera muito alta a possibilidade de permanência ou novas ocorrências de enxurradas, alagamentos em áreas de drenagem deficiente e inundações em Juiz de Fora.

Com informações de Agência Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário