14 de março, de 2026 | 08:47

Falamansa será atração em Festival de Inverno na Serra dos Cocais

Divulgação
Banda de forró será a atração principal da 3ª edição do Festival de Inverno em Coronel FabricianoBanda de forró será a atração principal da 3ª edição do Festival de Inverno em Coronel Fabriciano
Por Matheus Valadares

A 3ª edição do Festival de Inverno no povoado da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano, terá como atração principal a banda de forró Falamansa.

A apresentação do grupo brasileiro será no dia 18 de julho, em um sábado, primeiro dia do evento, que será finalizado no domingo (19). A administração municipal desprendeu R$ 330 mil para concluir a contratação.

O festival tem se tornado uma tradição no município. Por ser em uma área rural e de altitude, a Serra dos Cocais oferece um clima agradável, que combina com a boa gastronomia e hospitalidade típica de Minas Gerais.

A expectativa do governo fabricianense é que a próxima edição do Festival de Inverno atraia grande público não só de Coronel Fabriciano, como também de várias cidades da região.

Infraestrutura


A estrada que dá acesso a sede de Coronel Fabriciano à comunidade dos Cocais ficou interditada por aproximadamente 3 meses, devido a um deslizamento de talude que desceu em razão do último período chuvoso. O governo local garante que várias intervenções foram feitas na via de ligação às comunidades rurais para garantir a qualidade no fluxo de trânsito até o local, com alguns trechos com pavimento asfáltico.

Cultura e turismo


Conhecido roteiro turístico de Coronel Fabriciano, a Serra dos Cocais abriga uma rica natureza, além de ter se tornado um dos principais espaços culturais da cidade com destaque para a gastronomia diversa, onde o visitante pode apreciar vinhos, licores, compotas, geleias e bolos de jabuticaba, além de queijos artesanais, pão de queijo, iogurtes e outros produtos frescos.

A Serra dos Cocais é um dos pontos turísticos que mais vem se destacando no Vale do Aço nos últimos anos, sobretudo o circuito de cachoeiras.

Forró


Falamansa é uma banda brasileira de forró formada em 1998. O grupo surgiu no contexto da popularização do forró nas noites da capital paulista, movimento que ganhou força entre o público jovem e impulsionou o chamado forró universitário.

Desde o início, a banda passou a compor músicas próprias e também interpretar clássicos de nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Tato, morador de Piracicaba e atual vocalista da banda, reuniu amigos músicos, entre eles Alemão, Dezinho e Waldir do Acordeon, que completaram a formação que permanece até hoje.

Em 2005, o grupo lançou o CD e DVD “MTV ao vivo”, gravado na Via Funchal, em São Paulo, com participações de artistas como Dominguinhos. O trabalho reuniu sucessos da carreira e faixas inéditas. Entre as músicas mais conhecidas da banda estão “Xote dos Milagres”, “Xote da Alegria” e “Rindo à Toa”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário