12 de maio, de 2026 | 14:30

Coronel Fabriciano é selecionada para representar Minas Gerais na Mostra “Brasil, aqui tem SUS”

Divulgação
O município participará por meio do trabalho desenvolvido pelo Setor de Regulação da saúde municipalO município participará por meio do trabalho desenvolvido pelo Setor de Regulação da saúde municipal

A cidade de Coronel Fabriciano foi selecionada para representar Minas Gerais na 21ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, promovida entre os dias 12 e 14 de julho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O município participará por meio do trabalho desenvolvido pelo Setor de Regulação da saúde municipal, conforme divulgado pela administração municipal.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o evento integra a programação do XXXIX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências desenvolvidas nos municípios brasileiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Mostra reúne iniciativas voltadas ao fortalecimento do direito à saúde, à gestão pública e ao aprimoramento dos serviços oferecidos à população. O espaço também permite a troca de experiências e reflexões sobre a organização e gestão da saúde pública nos territórios, fortalecendo as ações dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e o apoio à gestão municipal. Ao todo, serão apresentados 397 trabalhos de municípios de todo o país.

Minas Gerais contará com 40 trabalhos selecionados para apresentação, entre eles o de Coronel Fabriciano. O município levará à Mostra o trabalho “Menos Litígio, Mais SUS: Comissão de Judicialização na Defesa do Acesso Universal e Equânime”, desenvolvido pelo Setor de Regulação.

O projeto destaca a atuação da comissão responsável pela avaliação dos casos antes do processo de judicialização, buscando alternativas administrativas e soluções para garantir o acesso da população aos serviços de saúde. A iniciativa atua nos princípios da universalidade e da equidade do SUS, além de contribuir para o atendimento aos usuários.

Participação na Mostra


Para o diretor do Setor de Regulação da saúde municipal, Douglas Rodrigues, a participação na Mostra representa o reconhecimento das práticas desenvolvidas no município e reforça a atuação da cidade na construção de políticas públicas voltadas ao atendimento da população.

“Esse projeto nasceu da necessidade de tornar mais organizado, rápido e justo o acesso da população aos serviços, aos medicamentos e tratamentos de saúde, evitando que o cidadão precise recorrer à justiça para conseguir um direito já garantido pelo SUS. A iniciativa promove o diálogo entre os diversos setores da saúde, buscando soluções mais humanas, rápidas e resolutivas para os usuários da rede de saúde. Apresentar esse trabalho na Mostra é um orgulho, porque reconhece um trabalho feito com compromisso, responsabilidade e dedicação de toda a equipe de saúde do município.”

A seleção do trabalho “Menos Litígio, Mais SUS: Comissão de Judicialização na Defesa do Acesso Universal e Equânime” evidencia, conforme divulgado pela administração municipal, ações voltadas à saúde pública e ao atendimento dos usuários da rede municipal de saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário