14 de maio, de 2026 | 14:53

Ipatinga conclui regularização fundiária no Vale do Sol

Divulgação
Entrega de escrituras conclui processo de regularizações previstas para a comunidade pelo Programa Reurb Ipatinga ? ''Seu imóvel legal!''Entrega de escrituras conclui processo de regularizações previstas para a comunidade pelo Programa Reurb Ipatinga ? ''Seu imóvel legal!''

Moradores da comunidade Vale do Sol receberam, na noite desta quarta-feira (13), os títulos definitivos de posse de seus imóveis por meio de mais uma etapa do Programa Reurb Ipatinga – “Seu imóvel legal!”. A cerimônia ocorreu na Escola de Educação Infantil Paulo Freire, onde foram entregues as escrituras às famílias da localidade. As informações foram divulgadas pela administração municipal.
Nesta etapa do programa no Vale do Sol, a proposta foi concluir a entrega das escrituras restantes previstas para a comunidade, dando continuidade ao processo iniciado anteriormente, quando 188 documentos já haviam sido entregues aos moradores.

Durante a solenidade, a maior parte das escrituras foi entregue às famílias presentes, enquanto os demais documentos poderão ser retirados posteriormente na administração municipal. Com isso, a comunidade alcançou a totalidade das 204 regularizações previstas pelo programa para a localidade.

A iniciativa garante segurança jurídica, dignidade e cidadania às famílias beneficiadas, assegurando oficialmente o direito de posse dos imóveis. Além disso, a regularização fundiária contribui para a valorização patrimonial, facilita o acesso ao crédito formal e fortalece o planejamento urbano do município.

Durante o evento, o prefeito Gustavo Nunes (PL) destacou a importância social do programa, relembrou sua ligação com a região e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a ampliação das ações de regularização fundiária em diversas áreas da cidade.

“Tenho uma ligação muito especial com esta região, pois cresci no bairro Vila Celeste, vizinho ao Vale do Sol, e sei da importância que a conquista da escritura representa para cada família. Concluir a regularização fundiária desta comunidade é motivo de muita alegria. O REURB é uma política pública que transforma vidas, promove dignidade e fortalece a cidadania. Trabalharemos para ampliar esse benefício a outras comunidades de Ipatinga”, afirmou o prefeito.

Em sua fala à comunidade, o prefeito também pediu aos moradores presentes que informem seus vizinhos que o Programa Reurb continua em andamento e que muitos moradores do Vale do Sol ainda podem dar entrada no processo de regularização fundiária, para que também possam, em um futuro próximo, receber gratuitamente suas escrituras.

A emoção tomou conta de moradores beneficiados pela regularização fundiária. Proprietário do imóvel desde 1986, Emiliano Ananias da Silva destacou a importância da conquista. “Antes, a gente não podia nem alugar a casa, porque se a pessoa entrasse e não quisesse sair, não poderíamos fazer nada. Deixo aqui meus agradecimentos ao esforço que foi feito pelo prefeito, pela equipe e por todos que colaboraram para que este documento chegasse às minhas mãos. Sou muito grato”, afirmou.

Outros bairros


Até o momento, famílias dos bairros Veneza, Bom Jardim, Esperança, Limoeiro e Planalto já foram contempladas pelo programa, abrangendo comunidades dessas regiões, como Morro do Sossego, Primeiro de Maio, Nova Conquista, Novo Jardim, Monte Sinai, Mutirão Esperança, Expansão do Limoeiro II, Planalto II e o Loteamento Zé Cornélio. Agora, soma-se também mais esta etapa concluída no Vale do Sol.

Ao todo, o Programa Reurb Ipatinga já resultou na entrega de cerca de 4 mil escrituras no município, reforçando o compromisso da administração com a regularização fundiária, a garantia do direito à moradia e a promoção da inclusão social. A meta do programa é beneficiar aproximadamente 18 mil famílias em diferentes regiões da cidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário