25 de maio, de 2026 | 18:28

Colégio Angélica será preservado, afirma prefeito de Coronel Fabriciano

Com repercussão sobre possível venda do imóvel, governo municipal garante que prédio tombado não poderá ser demolido

Reprodução de vídeo
O diretor de Cultura, Teco Teixeira e o prefeito Sadi LuccaO diretor de Cultura, Teco Teixeira e o prefeito Sadi Lucca

O prefeito de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca, afirmou que o prédio do tradicional Colégio Angélica não será demolido e permanecerá preservado como patrimônio histórico do município. A declaração foi feita em vídeo publicado no perfil do chefe do Executivo em uma mídia social, no fim da tarde desta segunda-feira (25). A íntegra do pronunciamento pode ser assistida ao fim desta notícia.

A preocupação com o futuro do imóvel ganhou repercussão nos últimos dias, depois que moradores procuraram a reportagem do Diário do Aço relatando temor quanto à possível demolição do prédio. Na semana passada, o jornal publicou a notícia: Fabricianenses temem pela demolição do Colégio Angélica.

Prefeito descarta possibilidade de demolição

Na tarde desta segunda-feira, Sadi Lucca esteve no local acompanhado do diretor de Cultura do município e presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Coronel Fabriciano, Teco Teixeira. Durante a gravação, ambos descartaram qualquer possibilidade de demolição do imóvel.

Na semana passada, fontes informaram que as irmãs carmelitas, proprietárias do espaço, estariam em negociação para venda do imóvel a uma empresa do setor varejista de supermercados. A possibilidade de instalação de um atacadista no local gerou preocupação entre moradores e ex-alunos do colégio.

No vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito ressaltou o vínculo afetivo com a instituição e destacou que o prédio é tombado pelo município.

“Estou aqui com o nosso diretor de Cultura, Teco Teixeira, que também é presidente do Conselho de Patrimônio Histórico de Coronel Fabriciano. Estão circulando rumores de que o Colégio Angélica vai ser demolido, que foi vendido. Então, como gestor público, junto com toda a nossa equipe, temos que esclarecer algumas situações. O Colégio Angélica hoje é um patrimônio histórico tombado pelo município de Coronel Fabriciano. Não existe nenhuma legalidade na demolição deste prédio”, afirmou Sadi Lucca.

O prefeito acrescentou que qualquer intervenção na estrutura depende de avaliação técnica e autorização do poder público municipal.

Conselho de patrimônio acompanha situação

Teco Teixeira afirmou que, desde a divulgação das informações sobre uma possível venda do imóvel, o Conselho de Patrimônio Histórico buscou esclarecimentos junto aos supostos compradores citados nas conversas que circularam na cidade.

“Entramos em contato com os responsáveis pela empresa citada como compradora, e o diretor nos afirmou que não existe nenhuma possibilidade de demolição do prédio histórico. Qualquer intervenção em um bem tombado precisa de autorização do município e também do conselho”, declarou.

Ainda conforme Teco, o município acompanhará qualquer movimentação relacionada ao imóvel para garantir a preservação do patrimônio histórico.

“Que a sociedade fique tranquila. É um patrimônio histórico e vamos cuidar para que nada aconteça ao Colégio Angélica que venha prejudicar a história de Coronel Fabriciano”, completou.

Ao fim do pronunciamento, o prefeito reforçou o compromisso da administração municipal com a preservação do imóvel.

“Coronel Fabriciano tem orgulho da sua história. Por isso, o Colégio Angélica não vai ser demolido, vai ser preservado. Nosso governo estará atento e vai acompanhar todo o decorrer dessa situação”, concluiu Sadi Lucca. Veja, abaixo, a íntegra do pronunciamento:


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

25 de maio, 2026 | 18:59

“Espero que o Excelentíssimo Sr. Prefeito, que veio de um estado que valoriza a cultura de seus antepassados, consiga cumprir o que está prometendo.”

Envie seu Comentário