02 de julho, de 2026 | 11:41

Timóteo promove 1ª Corrida Agosto Lilás com inscrições gratuitas para mulheres

Divulgação
Evento inédito une esporte, conscientização e mobilização social pelo enfrentamento à violência contra a mulherEvento inédito une esporte, conscientização e mobilização social pelo enfrentamento à violência contra a mulher

A Praça Primeiro de Maio receberá, às 8h do dia 16 de agosto de 2026, a 1ª Corrida Agosto Lilás, evento esportivo e social que marcará as ações alusivas à campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A prova terá concentração, largada, chegada e dispersão na Praça Primeiro de Maio, no bairro Centro Norte, e reunirá até 500 mulheres em um movimento de conscientização, promoção da saúde e cidadania.

As inscrições serão gratuitas e exclusivas para mulheres com idade igual ou superior a 16 anos, limitadas a 500 participantes. Elas deverão ser feitas exclusivamente de forma digital, por meio de plataforma específica que será divulgada oportunamente pela organização. A abertura das inscrições está prevista para o dia **5 de agosto de 2026**, a partir das 14h.
Divulgação
As inscrições serão gratuitas e exclusivas para mulheres com idade igual ou superior a 16 anos, limitadas a 500 participantesAs inscrições serão gratuitas e exclusivas para mulheres com idade igual ou superior a 16 anos, limitadas a 500 participantes

Com percurso único de 5 quilômetros, a corrida premiará todas as participantes que concluírem a prova com medalha de participação. Também haverá premiação especial para as cinco primeiras colocadas na categoria Geral e na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), contemplando do 1º ao 5º lugar em cada categoria.

A iniciativa da 1ª Corrida Agosto Lilás é do IBIS – Instituto Brasil Igualdade Social, em parceria com a Associação Pace3, com apoio institucional da Prefeitura de Timóteo e da Câmara Municipal de Timóteo, por intermédio da Bancada Feminina do Legislativo.

A corrida foi viabilizada por meio da destinação de emendas parlamentares das vereadoras Renara Cristina, Leninha Dimas e Pastora Sônia, integrantes da Bancada Feminina, que asseguraram os recursos necessários para custear a infraestrutura do evento, garantindo conforto, segurança e acolhimento às participantes e ao público.

Mais do que uma competição esportiva, a 1ª Corrida Agosto Lilás tem o propósito de utilizar o esporte como instrumento de mobilização e transformação social, fortalecendo as ações de sensibilização e conscientização sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta está alinhada ao entendimento de que o esporte é uma importante ferramenta de engajamento social e promoção da cidadania.

Para o professor Everton Lima, consultor júnior do IBIS e um dos coordenadores do evento, a Corrida Agosto Lilás pretende ampliar o alcance das estratégias de conscientização e estimular a participação da sociedade timoteense na defesa dos direitos das mulheres, reforçando a mensagem de que a violência de gênero deve ser combatida diariamente por toda a sociedade.

Serviço

Evento: 1ª Corrida Agosto Lilás
Data: 16 de agosto de 2026, às 8h
Local: Praça Primeiro de Maio, Centro Norte, Timóteo (MG)
Percurso: 5 km
Público: Mulheres a partir de 16 anos
Inscrições: Gratuitas, limitadas a 500 vagas, exclusivamente on-line, a partir de 5 de agosto de 2026.

Outras informações: (31) 9 7501-1322
E-mail: [[email protected]](mailto:[email protected])
Instagram: @ibismg

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Silma Aparecida Alves Martins

02 de julho, 2026 | 12:29

“Vamos cuidar da físico e da mente!
Correr é vida!”

Envie seu Comentário