15 de julho, de 2026 | 07:30

Atrações artísticas marcam o ''Julho das Pretas'' em Timóteo neste sábado

Divulgação
Programação do evento teve início no Instituto Federal de IpatingaProgramação do evento teve início no Instituto Federal de Ipatinga

A programação do "Julho das Pretas" terá neste sábado (18), em Timóteo, o evento "Em Roda com as Pretas: Feira e Oficina Cultural", com atividades voltadas à valorização da cultura negra, do empreendedorismo feminino e da luta antirracista. A programação será desenvolvida das 11h às 17h, no Hotel Don Henrique, com entrada gratuita, informou a organização do evento.

O evento reunirá empreendedoras negras da região para exposição e comercialização de produtos, além de oficina cultural e apresentações artísticas. Entre as atrações estão Samba de Roda, Teatro do Oprimido e show de voz e violão com o músico Cláudio Oliver.

A atividade integra a primeira edição do "Julho das Pretas" no Vale do Aço, movimento nacional criado em 2013 pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, na Bahia. A iniciativa celebra as conquistas das mulheres negras e promove ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo por meio de debates, atividades culturais e espaços de fortalecimento coletivo.

Com o tema "Seguimos em Marcha por Reparação e Bem Viver", a programação regional é organizada pelos coletivos Roda das Pretas e Conversas e Práticas Antirracistas. Ao longo do mês, o projeto promove atividades em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, abordando temas relacionados às políticas públicas, ao letramento racial, à autoestima, aos direitos e à produção cultural.

A programação será encerrada no dia 24 de julho, em Timóteo, com a "Festa de Preto: Samba, Música e Arte", no Vila Nova Esporte Clube, no bairro Quitandinha. A celebração marcará o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII, e da Mulher Negra, reunindo apresentações musicais e intervenções artísticas do Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, Grupo Ciranda de Saia, do multiartista Ruan Sincero e da Close do Vale (Movimento LGBTQIA+).

Outras informações e inscrições estão disponíveis no site julhodaspretas.com/programacao.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário