16 de julho, de 2026 | 17:24
ASBT abre inscrições gratuitas para projeto que une robótica, tecnologia e teatro em Coronel Fabriciano
Divulgação
Projeto Robôs em Cena oferece oficinas gratuitas de programação, robótica e fabricação digital para crianças e adolescentes
Projeto Robôs em Cena oferece oficinas gratuitas de programação, robótica e fabricação digital para crianças e adolescentesA Associação Solidariedade Brasil-Togo (ASBT) está com inscrições abertas para o projeto Robôs em Cena, iniciativa que integra tecnologia, educação e cultura para promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em Coronel Fabriciano. Mais informações pelo site asbtfabriciano.org.br.
Em um cenário marcado pelo avanço da inteligência artificial, da robótica e das novas tecnologias, o projeto propõe uma formação que vai além do aprendizado técnico. A iniciativa incentiva os participantes a utilizarem a criatividade para resolver problemas, criar soluções e transformar ideias em projetos concretos, estimulando o pensamento crítico e a inovação, destacou a ASBT.
O projeto é destinado prioritariamente a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas com deficiência e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Durante as oficinas, os participantes aprendem programação, robótica e fabricação digital, utilizando equipamentos como impressoras 3D e cortadora a laser para desenvolver robôs, cenários e figurinos. Além dos conhecimentos tecnológicos, as atividades fortalecem competências como raciocínio lógico, criatividade, comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e protagonismo.
Como resultado do processo formativo, os participantes apresentam o Teatro de Robôs”, espetáculos teatrais inspirados nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As apresentações são realizadas em espaços públicos por meio do Caminhão da Robótica, promovendo educação, cidadania e acesso à cultura. As atividades também são registradas e divulgadas nos canais institucionais da ASBT, ampliando o alcance e o impacto social do projeto.
Segundo a assistente social da ASBT, Ana Daniela da Silva, o projeto representa uma metodologia inovadora de aprendizagem. "O Robôs em Cena consolida uma metodologia que integra tecnologia, cultura e desenvolvimento humano, ampliando o acesso à educação tecnológica, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e contribuindo para a formação de crianças e adolescentes como protagonistas de seu desenvolvimento pessoal e social”, destaca.
Para realizar a inscrição, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado pelo responsável legal e apresente a seguinte documentação: Documento de identidade; CPF; Número de Identificação Social (NIS); comprovante de endereço. As vagas são limitadas.
Teatro de Robôs
As inscrições para a próxima turma do projeto Teatro de Robôs já estão abertas. Enquanto isso, os participantes da segunda turma, se preparam para apresentar à comunidade os resultados das atividades desenvolvidas ao longo da formação. O evento de encerramento será realizado no próximo dia 25 de julho, das 9h às 12h, na Praça Getúlio Vargas, no bairro Nazaré.
Durante a programação, o público poderá acompanhar demonstrações de robótica, apresentações teatrais mediadas por robôs, exposição de cenários produzidos nas oficinas de Fabricação Digital e soluções tecnológicas criadas pelos próprios participantes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















