19 de julho, de 2026 | 08:30

Obra da Estrada da Amizade aguarda ordem de serviço

Alex Ferreira
A estrada existe há mais de 50 anos, mas ainda tem condições precáriasA estrada existe há mais de 50 anos, mas ainda tem condições precárias

O processo licitatório para as obras de pavimentação e drenagem da Estrada da Amizade, no bairro São Vicente, foi concluído em Coronel Fabriciano, e o contrato com a empresa vencedora já foi assinado. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 4,6 milhões, conforme informado pela administração municipal.

O pregão eletrônico ocorreu em março deste ano e, conforme o resultado da licitação, a empresa vencedora foi a KC Abreu Infraestrutura Ltda., com sede em Coronel Fabriciano.

Segundo o governo, a Ordem de Serviço será emitida após a conclusão dos trâmites administrativos necessários para a liberação dos recursos vinculados ao convênio que financiará a obra.

Manutenção


Enquanto a intervenção não começa, a manutenção da via continua por meio de um cronograma regular de limpeza, zeladoria e remoção de resíduos ao longo da estrada.

Lixo


Um dos principais desafios enfrentados no local é o descarte irregular de lixo e entulhos às margens da estrada, situação que tem gerado constantes reclamações de motoristas e moradores.

A administração fabricianense lembra que a prática é proibida pela Lei Municipal nº 4.483/2023, que institui o Código de Posturas do município. Os responsáveis pelo descarte irregular estão sujeitos à aplicação de multas, ao pagamento das despesas com o recolhimento dos resíduos e até à apreensão dos veículos utilizados na infração.

Fiscalização


O governo ainda informa que a fiscalização é feita de forma integrada por equipes dos setores de trânsito, posturas e meio ambiente. Em nota, destacou que as ações continuarão sendo intensificadas na região e reforçou o pedido para que a população colabore, denunciando irregularidades por meio dos canais oficiais da Ouvidoria.

Estrada


A Estrada da Amizade liga o bairro São Vicente, em Coronel Fabriciano, ao bairro Bom Jardim, em Ipatinga. A via é utilizada por trabalhadores por reduzir o tempo de deslocamento e servir como alternativa ao tráfego pela BR-381.

Embora exista há mais de 50 anos, a estrada ainda não é pavimentada e apresenta deficiências estruturais, além da carência de sinalização horizontal e vertical, o que compromete a segurança viária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sem Partido

19 de julho, 2026 | 18:45

“Segundo a nosso digníssima deputada Rosângela Mendes essa obra já tava com recurso liberado”

Zezé

19 de julho, 2026 | 15:33

“O dinheiro do orçamento inicial já está liberado. O que falta é os trâmites técnicos e burocrático que são necessários no serviço público. Tomara que não demore tanto e que essa obra seja iniciada e termine de fato.”

Jesse Leno

19 de julho, 2026 | 14:10

“JA UTILIZEI MUITO ESSA ESTRADA.ACESSO RÁPIDO DE IPATINGA A CORONEL FABRICIANO. ESPERO QUE CONCLUA ESSA OBRA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL POIS VAI DESAFOGAR BASTANTE A BR 381 E A AVENIDA NOS CALADINHOS....”

De Olho no Dinheiro Público

19 de julho, 2026 | 14:10

“Cadê os milhões que já foram liberados pra esta obra ??? E a administração aguardando liberação de recursos vinculados a convênio que financiará a obra ???”

Envie seu Comentário