DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

02 de março, de 2023 | 00:01

Marujeiros do Cocais atuam em festa de congado regional

Divulgação
Marujeiros do Cocais animaram a comunidade na Vila Ozanam, em Bom Jesus do GalhoMarujeiros do Cocais animaram a comunidade na Vila Ozanam, em Bom Jesus do Galho
Em fevereiro, a Marujada de São José dos Cocais, de Coronel Fabriciano, foi atração especial no bairro Rondon Pacheco, em Bom Jesus do Galho. Os tambores começaram a ressoar, fazendo par com as sanfonas e o coro do grupo que saiu em cortejo do pátio da Vila Ozanam e circulou pela praça central da localidade. Em seguida, os marujos dançaram e cantaram músicas tradicionais do congado em manifestações de religiosidade católica e de matriz africana.

Conforme a assessoria, “a evolução foi uma novidade que trouxe muita alegria para a comunidade”. Segundo a organização do evento, “as memórias do antigo congado de Bom Jesus, que esteve em atividade até os anos 70, motivaram o convite aos marujeiros do Vale do Aço para se apresentar na vila de casas simples e uma igrejinha. “As pessoas mais jovens não conhecem manifestações culturais e de devoção como a marujada, que teve origem entre os nossos antepassados africanos. Essa foi uma oportunidade importante para divulgar o movimento e alegrar a nossa comunidade, aproximar nosso povo, animar a nossa festa e reanimar esse movimento que já tivemos em nossa região”, comentou José Nunes, um dos organizadores do evento.

Criada em meados da década de 1940, a Marujada de São José dos Cocais é uma das manifestações culturais mais relevantes do Vale do Aço e reúne mais de 100 membros devotos, comandados pelo Mestre Santana. A essência do trabalho da marujada é a devoção a Nossa Senhora do Rosário, “mas nosso grupo vai aonde é convidado, louvando outros santos, como hoje homenageamos Nossa Senhora de Lourdes”, completou o mestre. A apresentação cultural contou com o apoio da Celulose Nipo-Brasileira S/A, a Cenibra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jones

05 de agosto, 2023 | 09:27

“Um salve pro grande Mestre Santana,
um símbolo da resistência cultural no
Vale do Aço.”

Envie seu Comentário