CÂmara de Ipatinga 728x90

19 de março, de 2021 | 17:05

Usiminas promove live para celebrar o Dia da Água

Divulgação
Programa ambiental atua na preservação e recuperação de nascentes e de matas ciliares nos municípios que recebem o agregado siderúrgico para pavimentação de estradas ruraisPrograma ambiental atua na preservação e recuperação de nascentes e de matas ciliares nos municípios que recebem o agregado siderúrgico para pavimentação de estradas rurais

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Usiminas, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA) e o Instituto Interagir, realiza a live de abertura do programa “Usiminas Mobiliza Todos Pela Água” de 2021. O evento será realizado de forma virtual, das 14h às 15h30, para representantes de 84 municípios do Leste de Minas que participam da iniciativa.

O programa ambiental atua na preservação e recuperação de nascentes e de matas ciliares nos municípios que recebem o agregado siderúrgico para pavimentação de estradas rurais por meio do “Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale”.
A Usiminas avalia que, além de permitir que prefeitos, técnicos e representantes das cidades conheçam melhor o programa e o planejamento 2021, será também uma oportunidade para uma atualização sobre “Gestão e Segurança de Recursos Hídricos”, com a convidada Viviane Macêdo Reis Araújo, que atua com pesquisas na área de Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais.

Todos pela Água

A metodologia de trabalho é mapear, recuperar e proteger as nascentes, garantindo maior produção de água e enriquecendo o nível da bacia do rio Doce e suas sub-bacias que o circundam. Um banco de dados das nascentes foi criado para realizar a gestão de cada uma delas, verificando as mudanças que podem ocorrer com o tempo pela falta de proteção e revitalização. Ao todo, já são 4.715 nascentes identificadas e mapeadas e 1.329 nascentes protegidas e em processo de recuperação.

O programa propõe também planejar e fomentar a implantação de viveiros municipais, que servirão para o fornecimento de mudas para a recuperação de matas ciliares, e estimular a educação ambiental em toda a sociedade.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário