28 de dezembro, de 2021 | 14:38

Timóteo reforça campanha de vacinação contra a gripe influenza

Divulgação
Baixa adesão da população à vacina é preocupante pelo aumento de casos da doença; moradores com sintomas gripais leves devem procurar as Unidades de SaúdeBaixa adesão da população à vacina é preocupante pelo aumento de casos da doença; moradores com sintomas gripais leves devem procurar as Unidades de Saúde

A baixa adesão à vacina contra a influenza mobilizou a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo a reforçar a campanha de vacinação contra a gripe. Esta situação tem sido verificada em praticamente todos os municípios brasileiros e pode estar fundamentada por vários aspectos, como a própria campanha contra a covid-19. Em consequência, a população pode ter optado por vacinar-se contra a covid-19, negligenciando a vacinação contra a influenza, alerta a Secretaria.

Em função disso, a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares, fez um alerta para os moradores que ainda não tomaram a vacina contra a gripe a procurar uma unidade até esta quarta-feira (29), haja vista que na quinta-feira (30) e sexta-feira (31) serão pontos facultativos nas repartições públicas do município. As unidades com doses disponíveis são as do Alegre, Ana Moura, Ana Rita, Cachoeira do Vale, Limoeiro, Primavera, João XXIII e Timotinho.

Segundo Ana Amélia, a influenza é uma infecção respiratória viral e pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar. Por meio indireto é transmitida pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas podem transportar o vírus diretamente para boca, nariz e olhos. Os sintomas são os seguintes: febre, dor de garganta ou tosse seguido de congestão nasal; coriza; rouquidão; mal-estar; calafrio; cefaleia e mialgia. Devem ser vacinadas contra a influenza todas as pessoas, exceto crianças abaixo de seis meses de idade.

Fluxo

Ana Amélia aproveitou para reforçar a necessidade de os moradores procurarem as unidades de saúde para tomar a vacina. “Quem tiver sintoma gripal leve deve recorrer às Unidades Básicas de Saúde em dias úteis e em casos mais graves recorrer à UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, que é uma unidade para atender, prioritariamente, os casos de urgência e emergência”, orientou. Nos feriados e fins de semana, a porta de entrada também é a UPA. “Importante também que as pessoas continuem usando máscara cobrindo o nariz e a boca, evitem aglomeração e higienizem as mãos com água e sabão ou álcool 70%”, concluiu.

Alerta contra a gripe também em Coronel Fabriciano


Em Coronel Fabriciano, nos últimos dias, em especial no feriado de Natal, a Secretaria de Governança da Saúde confirma que registrou aumento substancial na procura por atendimento médico no Hospital Dr. José Maria Morais, na UPA 24h, e nas Unidades Básicas de Saúde. A maioria dos casos é de síndrome gripal, informa a secretaria.

Diante disso, o governo informa que a rede está pronta para eventuais aumentos de casos, mas orienta a população sobre os cuidados para evitar a contaminação pelo novo vírus de influenza, H3N2. Segundo especialistas, a disseminação do novo vírus está associada ao relaxamento nas medidas contra a covid-19, como o não uso de máscaras e aglomerações. Para evitar o vírus, é preciso usar máscara e manter distanciamento social; higienizar as mãos com frequência; alimentar-se bem e hidratar-se; não compartilhar itens de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

Quem apresentar sintomas deve controlar a febre, se o quadro se agravar é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24h (fora do horário comercial ou fim de semana) para receber a orientação médica.

A Secretaria também lembra que a vacina contra influenza está disponível nas UBS’s e que o cidadão deve buscar a imunização. Conforme nova nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, que tomou a segunda ou terceira dose contra covid não precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina contra influenza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário