Camara Ipatinga Radio 728x90

30 de dezembro, de 2021 | 17:00

Escola de Santana do Paraíso é vencedora de prêmio estadual

Divulgação
A Escola Estadual José Rosa Damasceno foi fundada em 1986 no bairro de Ipaba de Santana do Paraíso e foi vencedora do ''Prêmio Escola Transformação''A Escola Estadual José Rosa Damasceno foi fundada em 1986 no bairro de Ipaba de Santana do Paraíso e foi vencedora do ''Prêmio Escola Transformação''
Localizada no bairro de Ipaba de Santana do Paraíso (Ipabinha), a Escola Estadual José Rosa Damasceno é vencedora do “Prêmio Escola Transformação” e receberá R$ 100 mil para desenvolver três projetos. O prêmio é um reconhecimento por práticas e experiências no processo de melhoria da qualidade do ensino público e foi lançado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

A escola José Rosa Damasceno foi fundada em 1986 e atende atualmente a 120 estudantes, dos quais, 65 nos anos finais do Ensino Fundamental e 55 do Ensino Médio Regular. O prêmio é para projetos a serem desenvolvidos com estudantes do Ensino Médio.

Conforme explica ao Diário do Aço a diretora Maria Aparecida de Sousa, o prêmio é um reconhecimento às escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar. “Contamos com o empenho da especialista em Educação Básica de nossa escola, Marlúcia Cardoso de Souza Sá. A proposta é desenvolver as atividades a partir de fevereiro de 2022. O recurso para o desenvolvimento dos três projetos já foi depositado. Os trabalhos serão aplicados com os estudantes do Ensino Médio, mas algumas ações irão abranger todos os estudantes da escola", detalha Maria Aparecida.

O primeiro projeto a ser desenvolvido no estabelecimento de ensino em Ipabinha é "Aprendizado além dos muros: práticas pedagógicas em ambientes não tradicionais de ensino". O projeto prevê que em 2022 serão realizadas, pelos alunos e educadores, visitas bimestrais a ambientes fora da escola, para proporcionar a possiblidade de adquirir conhecimentos de forma lúdica, explorando diversos espaços educativos para além dos muros da escola.

O segundo projeto é o "Águas e territórios: conhecendo os recursos hídricos no contexto da minha comunidade local". Visa desenvolver nos estudantes atitudes, conhecimentos e habilidades a partir da elaboração de propostas de divulgação e informação sobre consumo consciente e práticas de conservação do solo e da água, com base na educação sustentável, com vista ao consumo racional dos recursos hídricos.

O terceiro e último projeto a ser desenvolvido é "Concurso de redação e desenho", que visa desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes, como forma de valorizar a língua, os dialetos, a cultura, a história, a visão de mundo por meio da produção textual e desenhos. A proposta visa contribuir para a reflexão do projeto de vida (ou tema proposto), dos estudantes e para que as pessoas envolvidas consigam se expressar e comunicar conforme a cultura e a realidade de cada um, proporcionando a troca de experiências e saberes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio

03 de janeiro, 2022 | 16:58

“Eu vejo isto com muita satisfação e orgulho. Parabens,vem para coroar a escola pública em geral,pois é na escola que vemos pessoas sangrando por pessoas com amor e fibra.”

Envie seu Comentário