DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

26 de janeiro, de 2022 | 17:00

R$ 12 milhões serão investidos na reconstrução da Escola Nelcina Rosa de Jesus

Divulgação
Prefeito assinou ordem de serviço nesta quarta-feira Prefeito assinou ordem de serviço nesta quarta-feira
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), assinou na manhã desta quarta-feira (26), a ordem de serviço para execução de obras de reconstrução e modernização da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza. A previsão é de que a reforma dure dois anos, com a perspectiva de que o educandário possa receber 780 alunos em regime de Tempo Integral, detalhou o governo.

A obra está avaliada em pouco mais de R$ 12 milhões e 300 mil, e será feita com recursos do próprio município. As salas de aula serão divididas em três blocos com dois pavimentos cada. O projeto prevê ainda cozinha, banheiros, laboratório de informática, área de convivência para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, artísticas e culturais para a Educação em Tempo Integral, além de uma quadra poliesportiva coberta. Os serviços não comprometerão o funcionamento da escola no ano letivo que se avizinha, uma vez que ela continuará funcionando em seu outro “anexo”.

“Em 2021 realizei algumas reuniões com os dirigentes da Secretaria de Educação, e definimos que colocaríamos para andar todos os projetos oriundos de administrações anteriores que permaneciam estagnados, apenas no papel. Daí identificamos que havia sido feito um cadastro para que fosse feita uma reforma na Escola Nelcina Rosa de Jesus. Porém, em visita a Brasília descobrimos que o projeto não contemplava os critérios estipulados pelo Ministério da Educação, daí a sua inviabilização com aporte da União. Então, mesmo sem o recurso federal, após análises minuciosas, autorizamos à SME que mantivesse o plano de execução com recursos próprios do município”, detalhou Gustavo.

O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, acentuou os esforços feitos pelo município para que a obra saísse do papel. “Graças a uma engenharia feita e pensada a várias cabeças, conseguimos, dentro do planejamento financeiro da Secretaria Municipal de Educação, contemplar a reforma da escola com recurso próprio”, frisou.

História
Originalmente, a Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus existia como anexo da Escola Professora Argentina Vianna Castelo Branco. Em 1980, houve o desmembramento dos educandários, que passaram a funcionar independentes, sendo Juraci Perpétua Araújo a primeira diretora da Nelcina.

O nome Nelcina Rosa de Jesus é uma homenagem póstuma à mãe do falecido vereador e pioneiro de Ipatinga, José Orozimbo da Silva. Até 1993, o educandário oferecia turmas de primeira à quarta série. A partir daí, houve a extensão das quatro últimas séries do Ensino Fundamental. No ano de 2019, foi integrada à unidade a Educação Infantil. Contudo, em um remanejamento funcional implementado na rede, esta modalidade deixou de ser oferecida no local, no ano passado.

“Para nós, é a realização de um sonho, pois foram anos a fio com o desejo de fazer uma nova Nelcina. E com o aval da atual administração, tornamos esse sonho realidade. A comunidade do bairro Veneza pode alimentar as melhores expectativas, porque aqui nascerá uma escola moderna, extremamente estruturada, ainda mais linda”, comentou a secretária de Educação do município, Patrícia Avelar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Caio Elvo

27 de janeiro, 2022 | 18:40

“Onde consigo acessar o projeto? Gostaria de saber se haverá preservação das árvores dentro da escola, elas são o lar de alguns macacos que circulam por ali.”

Antonio Dimas Guedes Otoni

27 de janeiro, 2022 | 11:30

“deve ser universidade.”

Paulo

26 de janeiro, 2022 | 22:16

“Com 12 milhões eu construo umas 20 escolas. Cê tá doido.”

Mineiro Estressado

26 de janeiro, 2022 | 20:21

“12,3 milhões na reforma de uma escola?
É sério mesmo isso aí?

Não é possível,muita grana envolvida.”

Envie seu Comentário