07 de abril, de 2022 | 09:00
Temperatura deve ficar mais amena na região a partir da próxima semana
Está prevista a chegada de uma frente fria a Minas Gerais a partir da semana que vem, o que deverá provocar uma queda na temperatura. Nessas últimas duas semanas, um calor intenso tem sido registrado no Vale do Aço, ultrapassando a casa dos 30 graus, conforme apontado pela estação meteorológica, localizada no campus Ipatinga do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG).
O meteorologista Ruibran dos Reis informou ao Diário do Aço, nesta quarta-feira (6), que no início deste mês, uma frente fria entrou no litoral da região Sudeste, mas enquanto não chega na região, o calor deve continuar. A previsão para os próximos dias é que a massa de ar quente continue atuando em toda Zona da Mata e Vale do Aço, com temperaturas acima de 30 graus”, ressaltou.
Chuvas isoladas
Conforme o meteorologista, o calor combinado com alta umidade poderá provocar chuvas isoladas nos próximos dias, típicas do outono. Esse período chuvoso deve terminar após o dia 20 de abril. Já a frente fria deve chegar em Minas Gerais no início da próxima semana e vem com muita nebulosidade. Com isso, as temperaturas máximas deverão cair a partir de segunda-feira (11), em boa parte do estado”, afirmou.
Período de transição
O outono é considerado um período de transição entre o verão e o inverno. Uma das principais características dele é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.
Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]