
09 de abril, de 2022 | 10:46
Santana do Paraíso encerra Semana de Atividade Física
Em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6 de abril, a administração de Santana do Paraíso realizou a Semana de Atividade Física. O encerramento ocorreu no dia 8, com ações na quadra poliesportiva, no Centro, e na Igreja Batista, no bairro Industrial, detalhou o Executivo.
A educadora física, Emília Eymard, explica que, além da comunidade, a programação envolveu, principalmente, os pacientes atendidos pelo programa Reabilitar. Além de dar atividade para eles, também propomos reflexão sobre a importância e os benefícios da atividade física, que são vários, como condicionamento físico, melhora da flexibilidade e prevenção de doenças. É muito gratificante você ouvir que o paciente não está sentindo mais muita dor, é uma realização de qualquer profissional”, disse.
A aposentada Zenaide Marinho Fernandes participa do projeto há 2 anos e destacou que a semana é de comemoração para todos os pacientes. É um projeto que está nos ajudando muito na recuperação. Tenho problema no joelho, mas agora consigo me mover bem melhor, fazer uma caminhada, então, isso foi excelente”, afirmou.
Está sendo muito bom. Em vista do jeito que eu estava, está sendo ótimo, porque eu vivia fazendo fisioterapia, e o exercício que ela faz [a educadora] deu para a gente melhorar bastante, já consigo fazer uma caminhada boa”, completou a aposentada Irene Condé.
Acompanhando o irmão que é surdo e mudo, Norita Moreira comemora os resultados que Paulo Moreira teve em apenas três meses. Ele aprendeu a entender a comunicação da professora. Ele está bem melhor, subindo e descendo morro bem, adaptando a fazer caminhada sozinho, o joelho melhorou bem, ele não estava nem calçando sozinho e hoje ele consegue”, destacou.
Para participar do programa Reabilitar, que tem ações três vezes por semana, o paciente deve ser direcionado pelo núcleo de fisioterapia. O município também possui diversas atividades em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família com grupos específicos, como hiperdia, que são hipertensos e diabéticos, e gestantes, além de atenção à Saúde do Trabalhador e Saúde na Escola.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]