10 de agosto, de 2022 | 14:40
''Mostra Rádio em Movimento'' exibe obras de artistas plásticos em aparelhos
Divulgação
O objetivo da exposição visa mostrar aparelhos de rádio modelo Capelinha pintados por renomados artistas brasileiros
O objetivo da exposição visa mostrar aparelhos de rádio modelo Capelinha pintados por renomados artistas brasileirosA Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lançou a exposição Rádio em Movimento” para celebrar os 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil, que serão completados em setembro. Além de comemorar o centenário do rádio, a mostra une outro importante momento da cultura brasileira: a Semana de Arte Moderna, de 1922.
O objetivo da exposição visa mostrar aparelhos de rádio modelo Capelinha, que foram utilizados na década de 1940, pintados por renomados artistas brasileiros. Cada unidade da Abert escolheu três artistas para as produções das obras, mas apenas um irá representar o seu estado. Para isso, será feita uma votação popular, entre os dias 7 e 25 de setembro no site da Abert (www.abert.org.br/web). Após isso, as peças artísticas serão expostas no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília. Além disso, os rádios farão parte de uma ação de combate à fome, desenvolvida pela Abert e entidades de radiodifusão associadas.
Em Minas Gerais, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) selecionou os artistas: Elias Layon, Fernando Pacheco e Carlos Bracher. Eles receberam as peças de arte para personalizar em seus ateliês, em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte, no dia 21 de julho.
O presidente da Abert, Flávio Lara Resende, ressaltou a união dos dois momentos: As duas datas mudaram para sempre a história e a cultura do nosso país. É o rádio através do tempo e a arte através do rádio”, lembrou.
As associações estaduais de radiodifusão receberam os três exemplares do rádio Capelinha que foram pintados pelos artistas locais. As peças escolhidas estarão em exposição durante o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que ocorrem em novembro, em Brasília. As 27 peças artísticas farão parte de uma grande ação de combate à fome.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















