11 de outubro, de 2022 | 09:00
Copa do Mundo deve alavancar as vendas do comércio
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta R$ 1,48 bilhão em vendas diretamente relacionadas ao Mundial
Stéphanie Lisboa
O proprietário da Angelton Fantasy, Anderson Costa, disse que a expectativa é alta para a Copa deste ano
O proprietário da Angelton Fantasy, Anderson Costa, disse que a expectativa é alta para a Copa deste ano
A Copa do Mundo de 2022, que será realizada a partir do dia 20 de novembro no Catar, deve trazer muitas alegrias não apenas para os amantes do futebol, mas também para os comerciantes e prestadores de serviços no Brasil. A Copa do Mundo representa mais um momento importante para o comércio aquecer as vendas”, definiu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, Amaury Gonçalves.
A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada semana passada, estima que devem ser efetuadas R$ 1,48 bilhão em vendas, relacionadas diretamente ao Mundial. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bi.
Faturamento
Para quem vai assistir aos jogos no conforto de casa, o investimento em um televisor que tenha uma tela maior ou em uma poltrona mais aconchegante acaba sendo uma opção. Segundo a CNC, o segmento de móveis e eletrodomésticos deve ser o campeão em faturamento, com R$ 535 milhões (34%). Em seguida vem os artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos (R$ 333 milhões), vestuário e calçados (R$ 318 milhões) e hiper e supermercados (R$ 256 milhões).
Recuperação de vendas
Amaury Gonçalves define que a Copa é uma febre nacional e explica que dada a tradição que o povo brasileiro tem em comemorar e acompanhar os jogos da competição, principalmente nos dias em que a seleção brasileira entra em campo, isso facilita para o comércio. Ele acredita que em 2022 há uma tendência de busca pela recuperação de vendas.
Uma expectativa de um crescimento de mais de 10%, em relação ao movimento verificado na última Copa do Mundo. Exatamente porque o poder aquisitivo das pessoas está melhor e hoje nós temos uma diversidade maior de produtos em que a gente pode explorar o tema”, argumentou o presidente da CDL de Ipatinga.
Otimismo e preparação
Em Ipatinga, o proprietário da Angelton Fantasy, Anderson Costa, está otimista com as vendas de acessórios verde e amarelo. Nos dias de jogos, normalmente, antes do comércio fechar, o pessoal lota a loja para comprar acessórios, artigos e a expectativa é grande para essa agora”, compartilhou.
O estoque já está recheado e preparado para atender os clientes com variedade. A gente já tem até muita coisa. Teve recente agora o Sete de Setembro, a gente já teve que adquirir alguma coisa e já compra pensando na Copa, artigos próprios para Copa”.
A loja de fantasias prepara muitos itens com as cores da seleção, opções para atender muitos estilos e desejos. As cornetas, principalmente, são as que mais saem, mas tudo quanto é artigo verde e amarelo o pessoal quer. É camisa, é um chapéu diferente, é um acessório para cabeça, é uma peruca”, observou Anderson.
Verde e amarelo
Aos poucos os comerciantes vão decorando e enfeitando as lojas para a festa do futebol. Amaury Gonçalves afirma que os lojistas já colocaram o verde e amarelo nas prateleiras e vitrines. O Vale do Aço está se preparando, as cores verde e amarelo estão por todos os lados, e isso é muito bom. Isso é muito importante, dá um ânimo e gera uma cadeia de otimismo”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]